Treinamento e Fisioterapia com Pilates – parte 1

1398

Reabilitação com Pilates, controle de centro, treinamento de corpo/mente, estabilidade da coluna

O sistema de saúde ainda precisa encontrar respostas e uma metodologia confiável para doenças da vida moderna: dor crônica nas costas, doenças psicossomáticas, patologias por desgaste e muito mais. Uma metodologia que foi desenvolvida no século 20 pelo alemão Joseph Pilates, tem um grande potencial para ajudar e apoiar, com uma abordagem ativa para resolver esses desafios de saúde da modernidade. Neste artigo, desejo ilustrar o uso mundial de treinamento com o método Pilates e incentivar a integração do método em terapia e reabilitação na Holanda.

Depois de ler este artigo, você irá:

  • Saber sobre a história do inventor do Pilates e sua metodologia
  • Definir os princípios subjacentes do treinamento de Pilates
  • Ser capaz de entender exercícios básicos de Pilates na relação com a terapia
  • Integrar alguns exercícios de Pilates no seu conceito
  • Compreender o gerenciamento de casos dentro da metodologia de Pilates

1.Introdução

O corpo, a saúde e o bem-estar se tornam o foco no mundo industrializado moderno de hoje, cada vez por mais e mais pessoas e métodos. As mudanças nos locais de trabalho, a digitalização e as mudanças de paradigmas tanto nas estruturas familiares como nas redes culturais precisam de uma nova abordagem para integrar as necessidades pessoais com a evolução contínua da sociedade moderna.

Em seu livro “Return to Life”, Jospeh Pilates descreve como ele vê o impacto de cada indivíduo na sociedade. A luta pelo foco pessoal e a conscientização em relação à habilidade e potencial físico podem apoiar o indivíduo assim como a comunidade, e fortalecer a sociedade.

 

 

 

 

 

Joseph e Clara Pilates (Foto: Google)

“Este mundo, que está rapidamente avançando, com seu ritmo cada vez mais acelerado de demandas da vida, exige que fiquemos fisicamente em forma e alerta (…) que recompensa quem vai e faz (go-getter), mas ignora o que nada faz (no-getter)”. Pilates, Joseph H., Retorno à Vida através da Contrologia, p.15

Joseph Pilates expressa sua mentalidade e sua missão em seus dois pequenos livros, e viveu de acordo com o que ensinava, treinando seu próprio corpo para a plena integração e perfeição. Ele trabalhou como modelo para estudos de anatomia, treinou a polícia inglesa no início dos anos 20 do século 20 e só muito depois, quando emigrou para os EUA, abriu seu primeiro estúdio de Pilates em Nova York.

Seu objetivo era fortalecer os recursos de saúde, e não apenas ficar com boa aparência. Mais que tudo ele queria contribuir para o bem-estar da sociedade muito mais do que para o indivíduo. Mas ele estava convencido de que o desenvolvimento individual e pessoal eram os fatores-chave para esse movimento.

Quanto do movimento mundial de Pilates atingiu o continente europeu e até que ponto podemos confiar em projetos de pesquisa realizados nas últimas décadas para provar os efeitos do regime de exercícios de Pilates tanto em terapia como em fitness?

Neste artigo, trarei atualizações, explicarei o método antes do exercício propriamente dito e depois descreverei claramente o uso do Pilates como um método de treinamento holístico e potente para abordagens abrangentes de tratamento funcional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.