Aplicativos monitoram o sono e prometem mais disposição

595

Dispositivos para smartphone despertam o usuário no momento em que sono está mais leve

Como anda seu sono? Quantas horas você tem dormido nas últimas noites? O sono de boa qualidade se tornou um verdadeiro objeto de desejo. Nada melhor do que acordar de forma natural e descansado. Pensando nisso, selecionamos alguns dos melhores dispositivos no mercado que nos ajudam a monitorar o sono. É importante ficar claro que eles não são 100% eficazes em medir o número de horas de sono. A tecnologia é uma grande aliada, mas não dispensa boas rotinas de sono.
Existem duas formas de detectarem que estamos dormindo. Uma das formas é medir nossos movimentos corporais diretamente. São pulseiras ou sensores que ficam em contato com nosso corpo e inferem o período do sono pela redução dos movimentos corporais.

A segunda forma é por meio aplicativos de smartphones que analisam os dados captados pelo acelerômetro do aparelho (que percebe quando seu telefone está em pé). O acelerômetro detecta indiretamente nossos movimentos na cama. Alguns aplicativos conseguem também detectar oscilações nos movimentos durante o sono, que podem corresponder às diferentes fases do sono. É uma tecnologia interessante, que pode, por exemplo, nos acordar num período de sono mais leve, dando maior sensação de descanso ao acordar. Outras funções destes aplicativos incluem gravação de sons para detectar fala ou ronco e a possibilidade de tocar uma música leve para ajudar no início do sono. A maioria destes aplicativos tem a desvantagem de consumir bateria. O ideal é usar o smartphone conectado à tomada.

Vamos falar um pouco mais de alguns dos melhores aplicativos disponíveis:

Sleep Better
Desenvolvido pela empresa Runtastic, conhecida por aplicativos para gerenciamento de informações de saúde. Está disponível em português para iOS e Android. O usuário precisa fazer um cadastro na Runtastic para iniciar.
A programação começa com o alarme inteligente. O usuário seleciona um intervalo para ser despertado. O app o acordará no melhor momento, onde o sono for mais leve, desde que não ultrapasse o limite de horário escolhido. Podem ser introduzidas informações numa espécie de diário, como o dia em que tomou bebida alcoólica, café, alimentou-se tarde ou praticou exercício físico e até mesmo detalhes dos sonhos. O app fornece medidas de qualidade do sono da noite anterior e faz comparações entre as noites, dando estimativas de quanto os hábitos podem influenciar na qualidade do sono.

Sleep Cycle
Permite ao usuário ajustar o intervalo de despertar entre 10 e 90 minutos, podendo ser desligado nos finais de semana. O aplicativo o acordará na melhor fase dentro do intervalo selecionado. Disponível para iOS e Android, não possui versão em português. Possui uma biblioteca de melodias para despertar e também permite que o usuário escolha uma música para a função. Fornece estatísticas e gráficos das noites de sono e permite acrescentar notas sobre hábitos relacionados à noite de sono e ao humor ao acordar. Dispõe de uma função teste para checar se o celular está bem posicionado no colchão (próximo ao travesseiro). Não grava sons. A ótima precisão permite que funcione bem com 2 pessoas usando o app na mesma cama. Os movimentos da pessoa ao lado são reconhecidos como movimentos menores e são filtrados. Adicionalmente, pode apresentar a previsão do tempo do dia seguinte.

Sleepbot
Possui confortável tela azul. Disponível para iOS e Android, não possui versão em português. Alarme inteligente com intervalo de 30 minutos (a desvantagem é de que não permite ao usuário escolher o intervalo). Ao acordar, o aplicativo pergunta ao usuário sobre a qualidade do sono e permite que adicione observações sobre a noite dormida. Dá ao usuário a possibilidade de inserir o número de horas que deseja por noite e acompanha se o objetivo está sendo alcançado nas noites seguintes. Também é capaz de lembrar ao usuário do horário de ir para cama. Dispõe de gráficos fáceis de interpretar que analisa noites de sono nos últimos seis meses com informações variadas, como duração e qualidade do sono e despertares. Como outros aplicativos, possui uma lista de toques para alarme e permite ao usuário escolher seu toque próprio como uma música.

MotionX 24/7
Possui funções adicionais de pedômetro e monitor cardíaco. Disponível apenas para iOS em inglês. Permite ao usuário estabelecer metas variadas, como perda de peso, número de passos por dia e número de horas por noite. Possui gravador de som. Armazena informações sobre as últimas 30 noites e permite exportar os dados para arquivo e compartilhar em redes sociais. Os gráficos possuem menos detalhes que similares no mercado, mas o aplicativo tem seu mérito pela multifuncionalidade.

Twilight
Ajusta automaticamente o brilho do dispositivo, reduzindo a luz azul ao longo do dia, uma vez que a luz azul emitida pela tela pode desregular o ritmo circadiano e atrasar o início do sono. O aplicativo introduz um filtro vermelho, mais confortável para os olhos, que vai sendo aumentado ao longo das horas do dia, baseado nas horas locais do nascer e do pôr do sol do local. Disponível para Android, o aplicativo não monitora o sono, mas foi incluído nesta lista por ser muito útil no uso de smartphones e tablets à noite!

Foi útil para você? Se as informações acima não ajudarem, procure um especialista do sono. Distúrbios como a apneia do sono necessitam de orientação médica e tratamento específico!

Fonte: www.minhavida.com.br

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.