Complexidade e extensão: Caminhos necessários ao corpo do século XXI

472

O Step Barrel ou Spine Corrector é um dos equipamentos criados por Joseph Pilates que, originalmente, não tem molas e cuja superfície de apoio para o corpo é arredondada. Essas características nos convidam a utilizá-lo de forma diferenciada, oferecendo ao corpo um apoio que tanto estimula sua tração axial, em oposição à sua convexidade, quanto o seu ganho de mobilidade articular quando utilizado na mesma direção, como recurso proprioceptivo.

Sua portabilidade possibilita o uso combinado com outros equipamentos do Método Pilates bem como associá-lo aos movimentos do repertório de Pilates solo ou ainda, a criação de movimentos específicos para ele.

Por fim, mas não menos importante é o tamanho reduzido da superfície de apoio oferecida ao corpo, desafiando-o em relação ao fluxo do movimento e ao seu controle.

O movimento apresentado, Leg Kick to Rocking, foi criado pela Master Trainer Elaine de Markondes, pioneira do Método no Brasil e representante da metodologia Physicalmind Institute, inspirado no Single Leg Kick, do repertório de Pilates solo. Propõe aumentar a complexidade do movimento original na medida em que desafia o equilíbrio do corpo, aumenta sua duração e o ângulo de extensão da coluna vertebral.

Referências Bibliográficas:
Material didático do curso DeMarkondes Induction – módulo Ladder e Step Barrel, criado em janeiro de 2016.
Pilates, J. Return to Life Through Contrology. 1ed Published, 1945: Presentation Dynamics, 1998.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui