CoreAlign: um valioso instrumento no tratamento da dor lombar

1564

Por Marivani Rocha

Falar em dor lombar é sempre importante e atual, tendo em vista ser a lombalgia considerada uma das principais causas de incapacidade física no mundo e seu tratamento envolver altos custos médicos. Estima-se acometer 80% da população mundial e por esse motivo existe uma busca constante por métodos e técnicas que tem como objetivo prevenir e/ou tratar esse problema. Seus sintomas podem ser causados por diferentes motivos, entre eles, alterações mecânico posturais, sobrecarga, fadiga e fatores psicossociais. Neste artigo vamos falar em como problemas na região do quadril interferem na dor lombar e como o método CoreAlign pode ser uma ferramenta valiosa em seu tratamento.

É sabido que quando uma região do corpo tem dificuldade em se mover harmoniosamente para executar determinada tarefa, outra área, acima ou abaixo daquela será solicitada para que o movimento aconteça mesmo que sem fundações de movimento suficientes. Pensando no quadril, criado para oferecer grandes amplitudes de movimento, seu mau funcionamento comprometerá a área estabilizadora mais próxima, no caso a lombar, que será acionada para gerar uma mobilidade compensatória, tornando-se menos estável. Muitos gestos do cotidiano são realizados economizando o uso do quadril e abusando na mobilidade da coluna, exemplo disso é o simples fato de estar de pé, caminhando ou deitado de barriga para baixo causar desconforto e dor.

Você já parou para pensar como podemos no nosso dia a dia melhorar esses movimentos e aos poucos as dores causadas por eles? A prática de exercícios voltados para a estabilização e mobilização das articulações do nosso corpo é apontada como um dos tratamentos mais eficientes para disfunções em geral, isso tanto a longo quanto em curto prazo.

O CoreAlign é um método onde a qualidade de movimento depende da capacidade que o nosso corpo possui em estabilizar e mobilizar determinadas áreas sinergicamente quando realiza uma tarefa. Seus exercícios podem ser realizados em várias posições, sendo a maioria realizada de pé, com ênfase dada `a extensão do quadril com a manutenção ativa da posição neutra da pelve, importante instrumento no alivio das dores lombares. Isso permite trabalhar profundamente os músculos do abdômen sendo esse um grande diferencial para reabilitação e para o aumento da dinâmica funcional do corpo. Sem falar que ‘e composto por dois carrinhos, que correm em trilhos independentes, sobre os quais você se mantem de pé permitindo movimentos naturais, funcionais e fluidos de todo o corpo, e de um espaldar onde o praticante se apoia e utilizado para desafiar a amplitude das articulações em vários exercícios. Fortalecer e alongar os músculos envolvidos nos movimentos do quadril são chave na melhora dos sintomas causados por essas limitações e o CoreAlign um grande aliado.

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.