Faixa Elástica: versátil, prática e eficiente!

807

 

Super versátil e prática, a faixa elástica é perfeita para trabalhar e alongar os músculos. A maior parte da população vive hoje uma rotina cada vez mais acelerada e a faixa elástica pode ser uma boa alternativa para quem quer fazer exercícios, afinal ela é um acessório compacto (cabe na bolsa!) e de baixo custo, podendo ainda ser levada para qualquer lugar o que permite que o aluno não interrompa seus treinamentos.

Além de definir o corpo, os exercícios com a faixa elástica melhoram a força muscular, a coordenação motora, a flexibilidade, o equilíbrio e a consciência corporal. As faixas elásticas são fabricadas em diversas intensidades – normalmente, é possível identificar a grau de resistência com base na cor da faixa.

Por ser bastante comum nos Studios de Pilates, ela pode ser usada por praticantes de qualquer nível e idade, por estimular a criatividade e movimentos dinâmicos que possibilitam o refinamento do desempenho corporal. A faixa elástica é também popular entre dançarinos, bailarinos e profissionais da área de saúde, uma vez que auxilia na reeducação motora.

Alguns dos benefícios da faixa elástica são o aumento da concentração, o estímulo da força, uso equilibrado da musculatura, relaxamento e liberação das tensões, além de possibilitar o aumento da resistência física. Afinal o seu uso exige atenção para controlar o corpo. Ao evoluir na prática, o cérebro passa a trabalhar o corpo e a mente constantemente, de forma mais harmoniosa.

Com a utilização do acessório o corpo adquire tônus e fortalecimento muscular, e ainda é possível aumentar a resistência dos exercícios de forma gradual, uma vez que existem faixas que promovem níveis de tensão diferentes e com isso pode ser usada com alunos de diferentes níveis de condicionamento, inclusive combinando faixas diferentes com um mesmo aluno.

A versatilidade da faixa elástica está justamente em ser compacta e fácil de carregar pra qualquer lugar. Pode ser utilizada em diversos ambientes como parque, casa, academia e trabalho. A faixa elástica também pode ser usada como acessório para auxiliar nos exercícios de flexibilidade e dependendo da atividade pode servir como facilitador uma vez que serve de apoio para os membros.

Silvia Gomes, colunista da +Q Pilates, afirma que a faixa é um dos acessórios de maior sucesso nos estúdios de Pilates e que pode ser adquirida em diferentes tamanhos e conforme os objetivos do instrutor. Para Silvia, “Além da praticidade por ocupar quase nada de espaço, as faixas podem ter várias funções. A primeira é oferecer resistência em trabalhos de força exigindo tanto na contração como no relaxamento (excêntrico). Além disso, a faixa facilita os movimentos a partir, por exemplo, que o aluno mais encurtado possa alcançar o pé prolongando seu braço e facilitando o alongamento com a manutenção de uma boa postura.”

A faixa elástica é um ótimo complemento para qualquer programa de treinamento já que os exercícios realizados com ela são estimulantes, quebram a rotina de treinos e ainda desafiam a força e resistência. Já garantiu a sua?!

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.