Foot Corrector: Pequeno Acessório Clássico

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Por Aline Haas

Os pés sustentam todo o nosso corpo. São eles os verdadeiros responsáveis por conseguirmos ficar em pé, com suas 33 articulações, 26 ossos, músculos e tendões. Considerando isso e pensando em desenvolver um corpo uniforme, Joseph Pilates criou um pequeno acessório chamado Foot Corrector.

Por permanecerem muito tempo dentro de sapatos, os pés acabam perdendo mobilidade. Isso ocasiona o encurtamento nos ligamentos; a aderência de músculos, ligamentos e tendões; além da contração nas cápsulas articulares. Essas modificações geram alterações nas suas estruturas: pé cavo, pé plano, pé pronado, pé supinado, o que acaba causando lesões.

Para evitar isso, o uso do Foot Corrector facilita os exercícios nesta parte do corpo, estabilizando-os numa posição alinhada com a perna, aumentando sua amplitude e melhorando a circulação. Este acessório fortalece os músculos dos pés, trabalhando força e flexibilidade, inclusive em clientes que já apresentam problemas nestes membros.

 Sequência 1
Sequência 1
 Sequência 2
Sequência 2

 

Exercício 1: Apoio nos dedos (1ª articulação toca no pedal, dedos alinhados com o parafuso).
Repetições: 5 a 8 vezes.
Posição inicial: Apoiar os dedos no pedal do Foot Corrector (1ª articulação dos dedos toca no pedal, dedos alinhados com o parafuso), mãos na cintura ou ao longo do corpo; corpo alinhado. Dependendo do tamanho do pé, coloca o calcanhar na frente ou atrás do aparelho (na maioria dos clientes o calcanhar fica na parte maior da base de madeira do aparelho).
Execução: Dedos envolvem o pedal, calcanhar todo apoiado atrás, o pé controla a mola. Baixar o pedal dos dois lados ao mesmo tempo. Quando sobe o pedal, abre os dedos (flexão plantar) e quando desce o pedal, alonga os dedos para longe (não encurtar).


 Sequência 3
Sequência 3
 Sequência 4
Sequência 4

 

Exercício 2: Apoio no metatarso (alinha com o parafuso do meio).
Repetições: 5 a 8 vezes.
Posição inicial: Apoiar o metatarso no pedal (alinhado com o parafuso do aparelho), mãos na cintura ou ao longo do corpo; corpo alinhado. Dependendo do tamanho do pé, coloca o calcanhar na frente ou atrás do aparelho (na maioria dos clientes o calcanhar fica na parte maior da base de madeira do aparelho).
Execução: Metatarso envolve o pedal, calcanhar todo apoiado atrás, o pé controla a mola. Baixar o pedal dos dois lados ao mesmo tempo. Quando sobe o pedal, abre os dedos (flexão plantar) e quando desce o pedal, alonga os dedos para longe (não encurtar).


 Sequência 5
Sequência 5
 Sequência 6
Sequência 6

 

Exercício 3: Calcanhar no pedal.
Repetições: 5 a 8 vezes.
Posição inicial: Apoiar o calcanhar no pedal e dedos na madeira do Foot Corrector na parte da frente (parte menor), mãos na cintura ou ao longo do corpo; corpo alinhado.
Execução: Baixar o pedal dos dois lados ao mesmo tempo. Calcanhar envolve o pedal, controlando a mola.

Aline Haas

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é especialista em Ciências do Esporte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora em Ciências do Esporte pela Universidade de Cádiz, Espanha. É formada em Pilates pela “The Pilates Studio®” (1999) com Romana Kryzanowska; e pela “Power Pilates®”, em 2006. Instrutora certificada pela Pilates Method Alliance (PMA), 2010. Professora Curso Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora e coordenadora do Curso de Especialização em Pilates da UFRGS. Participa também do Grupo de Pesquisa BIOMEC/UFRGS na linha de pesquisa de biomecânica do Método Pilates.

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