Guias de Movimento centrada no Controle da Fáscia proximal da marcha

1082

Foto: Fusion Pilates EDU

George, um eco empreendedor de 6’4 “, chega para a sua nomeação de Pilates movendo-se com cautela. Sua parte inferior direita se sente vulnerável como se pudesse sair a qualquer momento. O parceiro de George, que vem às sessões várias vezes por semana, incentivou George para tentar Pilates. George agenda suas nomeações entre viagens de negócios, com uma média de duas vezes por mês. Assentos de avião e reuniões longas interferem com sua mobilidade. George explica que sua parte inferior das costas se sentiu mais segura por várias horas após um recente ajuste de quiropraxia. O ajuste não se manteve. George jogou basquete durante o ensino médio e a faculdade. Ele sofreu um entorse de inversão lateral do tornozelo esquerdo severo no colégio. Não foi tratado e parece ter contribuído para uma estratégia de supinação do pé esquerdo e rastreamento lateral do joelho esquerdo.

Durante a nossa sessão, há três semanas nos concentramos no seguimento da extremidade inferior esquerda. George ficou surpreso ao descobrir que, ao corrigir o alinhamento do tornozelo, seu joelho se sentia mais seguro. Hoje eu observei a transição de George de sentar para ficar de pé e depois assisti-lo andar. Pareceu-me que sua marcha era assimétrica. Quando George pisou com confiança no pé direito, sua pélvis virou-se para o lado direito e o tórax girou para virar para a esquerda. Em contraste, o passo no pé esquerdo era mais curto, e seu tórax não girou igualmente à direita. Como, perguntei-me, é possível facilitar uma mudança benéfica na marcha de George hoje, de modo que sua parte inferior das costas se sente mais estável?

Eu escolhi introduzir George às sequências abrangentes de Stability Slings que desenvolvi nos últimos três anos para abordar o controle proximal da marcha. Meu trabalho com amputados levou-me a concentrar-me na organização da coluna torácica e nas costelas, a fim de encorajar o alinhamento da junção toracolombar com o sacro nos planos sagital, coronal e transversal. Eu enfatizo a rotação torácica como o motorista da marcha, acompanhada por rotação de oposição da pelve. Desenvolvi sequências de movimento em decúbito dorsal, deitado, propenso e quadruplicado para suportar flexão lateral torácica, translação lateral e rotação. Estes parecem preparar o cliente para se sentar e manter o alinhamento preciso necessário para uma marcha eficiente. A busca de opções de rolamentos parciais e completos em estar e em pé para complementar as sequências que não possuem peso leva-me a usar o Balanced Body Stability Sling desenvolvido por Marie-Jose Blom em conjunto com as longas molas amarelas e roxas conectadas ao Spring Board, Reformer Tower, ou final da mesa do Trapézio.

Sequência Stability Sling

Aqui está o programa que eu ensinei a George. Por favor, note que George não praticou todas as variações possíveis que compõem o programa abrangente. Este esquema irá familiarizá-lo com a abordagem geral para usar os slings de estabilidade para melhorar a relação de movimento da junção toracolombar e do sacro, a fim de facilitar o controle proximal da marcha.

George sentou-se em uma pilha de dois discos rotadores de 12 “colocados em uma caixa a cerca de três metros do final da torre do Reformer Tower. Eu construí o alto da caixa para que suas articulações do quadril estivessem acima das articulações do joelho e ele pudesse sentar-se em uma pelve neutra e coluna vertebral neutra. Uma estaca de estabilidade ligada a duas longas molas amarelas foi colocada no nível de sua junção toracolombar. A argola se aconchegou ao redor dos lados e de trás da caixa torácica. Instrui George para desenhar as costelas frontais inferiores em direção à funda, trazendo sua junção toracolombar para o alinhamento sagital com o sacro. O primeiro movimento era flexão lateral, ou flexão lateral para a direita, depois para a esquerda. Na flexão lateral à direita, ouça o chão com a orelha direita. Em seguida, ouça o chão com a orelha esquerda, mantendo ambos os isquémios firmemente ancorados no disco. O segundo movimento é a tradução lateral do tórax em relação à pelve. Ancorando o isquio esquerdo no disco, deslize as costelas para a direita. Ancore o isquio direito no disco e deslize as costelas para a esquerda. Após a flexão lateral e a translação lateral, vem a rotação.

Mantendo o eixo central, gire o disco de modo que a pelve, o tórax, os ombros, o pescoço, a cabeça e os olhos se voltem simultaneamente para a direita. Transforme tudo na mesma direção ao mesmo tempo, mantendo os joelhos e os pés apontados para a frente. George observou que ele estava virando mais para a esquerda do que para a direita. Sugeri que ele pressionasse o pé esquerdo firmemente no chão, criando uma força terrestre com o pé esquerdo enquanto pressionava o isquio direito no disco e dirigia o disco rotativo para a direita. Após cerca de quinze rotações à direita e à esquerda, eu disse a George que fique com a cabeça voltada para a frente enquanto continua girando sua pelve, tórax e ombros com o disco. Em seguida, ele virou a cabeça em frente à direção da pelve. A quarta variação envolveu girar o disco e a pelve para a direita, girando a coluna torácica e as costelas para a esquerda e mantendo a cabeça, o pescoço e os olhos em frente. E vice versa. Esta última variação dá a oportunidade de praticar a rotação de oposição do tórax e da pélvis necessária para uma marcha eficiente. George estava perdido no espaço quando tentou girar sua pelve para a esquerda e seu tórax para a direita. Esta era a diagonal menos familiar com base em sua lesão no tornozelo esquerdo e disfunção de rastreamento no joelho esquerdo. Eu reforçei suas explorações com pistas de toque para esclarecer a coordenação de rotação desconhecida e encorajar o alinhamento preciso da junção TL com o sacrum. Seguindo este primeiro grupo de variações, retirei a Stability Sling. George caminhou ao redor do estúdio. Ele ficou impressionado com a luz que ele sentiu, como se sua caixa torácica estivesse suspensa dos ganchos do céu, levando-o pela sala.

Estou sempre satisfeito com esta alucinação somática, mas não mais surpreendido por isso, pois muitos clientes expressam uma resposta positiva semelhante. A imagem que eu sugiro aos clientes é que os pulmões que encaixam o coração dentro das costelas são como um balão de ar quente que é transportado em correntes de ar. A pelve é a cesta que está suspensa do balão de ar quente. Os cabos de aterramento que ligam a cesta ao chão são os tecidos do Meridiano Miofascial da Linha Profunda. Esta continuidade miofascial descrita por Thomas Myers em seu livro Anatomy Trains liga os pulmões e o coração ao diafragma, ao crura do diafragma ao longo da frente da coluna vertebral, ao PSOAS, ao quadrado lombar, ao illiacus, aos adutores e eventualmente as solas dos pés.

George repete a mesma sequência, desta vez com dois Stability Slings. Um, como antes, está na junção toracolombar. O segundo é colocado no sacro e conectado ao Reformer Tower com duas molas roxas. Agora, enquanto George move, ele está recebendo feedback mais proprioceptivo tanto na junção toracolombar quanto no sacro, reforçando o alinhamento preciso dessas áreas em todos os três planos. Suas mãos seguram alças que estão conectadas a duas pequenas molas amarelas também ligadas à torre. O movimento de seus braços segue e reforça a rotação da coluna torácica.

Após um intervalo de caminhada, George começa sua terceira seção de prática. Desta vez, ele está sentado em uma pilha de dois discos rotadores colocados em cima de uma cadeira com um pedal dividido. George coloca a frente de seus calcanhares em contato com os pedais da cadeira. Usando duas estabilidade Slings, ele pratica todos os movimentos mencionados acima. Além disso, ele coordena os movimentos de suas pernas e braços. À medida que a pélvis gira para a direita, pressiona o pedal para baixo com o pé esquerdo. Quando ele gira sua pelve para a esquerda, ele pressiona com o pé direito.

Sequência de Standing  

Depois de outro intervalo de caminhada, é finalmente o momento de ficar usando as Stability Sling na junção TL e o sacro com as longas molas amarelas e roxas anexadas aos olhais da torre. George pratica as sequências em pé: flexão lateral, tradução lateral, rotação indiferenciada e rotação diferenciada. Eu adiciono mudanças de peso para a direita e para a esquerda, parado na perna direita enquanto ele se desloca para a direita e equilibrando na perna esquerda quando ele muda para a esquerda. Além disso, George está com o lado esquerdo em direção a essa torre para que ele possa praticar a mudança para a direita e equilibrando seu pé direito. Ele também pratica isso do outro lado, equilibrando seu lado mais difícil. Ao longo de cada um desses movimentos, os Stability Sling estimulam a área em torno da junção TL e do sacro, ampliando a propriocepção nessas áreas e trazendo consciência do alinhamento preciso desses marcos ósseos em equilíbrio e em movimento.

Uma marcha muito melhorada

Finalmente, George é liberado da Stability Slings e pratica seu comportamento melhorado, maravilhando-se de como é fácil caminhar agora, como se o tórax fosse flutuante, conectando-se ao céu enquanto a pélvis estava suspensa do tórax e as pernas soltas O nível do seu diafragma. George relata que sua parte inferior das costas se sente menos vulnerável.

Além das sequências descritas acima, também uso os Stability Sling em conjunto com uma bola de ajuste grande, diferenciando ainda mais os movimentos do tórax e da pelve. Também encorajo os movimentos do tórax e da pelve nas diagonais, em círculos semi-cirúrgicos, círculos cheios e figuras de todos os eixos. Cada um de nós tem pontos cegos cinestésicos que se desenvolveram a partir de atividades da vida diária, práticas habituais de movimentos, lesões ou traumatismos. A exploração sistemática da cinesfera com o feedback proprioceptivo das Stability Sling refina o controle motor proximal que é benéfico para atividades da vida diária e todas as formas de movimento.

Veja um video demonstrativo e acesse todo o curso de Springs & Slings de Elizabeth Larkam no Fusion Pilates EDU:  https://fusionpilatesedu.com/courses/workshops/springs/

Elizabeth Larkam

Formada no método Feldenkrais® (Practitioner), Elizabeth é professora do método Franklin e instrutora de GYROTONIC® e GYROKINESIS® e qualificada em Gyrotonic II e Gyrotonic em Equipamentos Especializados. É reconhecida internacionalmente como inovadora em educação do movimento. Foi condecorada em 2010 com a Medalha da Sociedade Dinamarquesa de Medicina Militar em reconhecimento a seus esforços para aprimorar a reabilitação de soldados feridos. A iniciativa da PMA, Heróis em Movimento, foi inspirada em seu trabalho com pacientes acometidos por graves impedimentos de controle motor. Criou o curso de educação continuada da Balanced Body, Estratégias de Movimento, que prepara professores de Pilates. Criou protocolos de Pilates para diagnósticos ortopédicos da coluna e de dores crônicas. Como diretora da Pilates&Beyond no Western Athletic Clubs (2000-2010), desenvolveu o internacionalmente aclamado Mind and Body Center junto com o San Francisco Bay Club, onde ela trabalhou como diretora do Pilates&Yoga. Iniciou seus estudos em Pilates em 1985, quando ensinava dança na Universidade de Standford. É co-fundadora da Polestar Education. Ministrou cursos em todo o mundo como mentora e professora Master da Balanced Body. Como especialista em Pilates trabalhou para o San Francisco Ballet e o Cirque Du Soleil.

Elizabeth é autora do capítulo “Fascia Oriented Pilates Training” (Treinamento de Pilates Orientado pela Fáscia) do livro Fascia and Movement Sport (Fáscia e Esportes de Movimento), editado por Robert Schleip (2015). Fascia in Motion (Fáscia em Movimento) é o seu próximo livro, que tem previsão de lançamento para 2016. Ela trabalhou como especialista em Pilates para o San Francisco Ballet e o Cirque Du Soleil, como palestrante em Exercício e Ciência do Esporte na Universidade de São Francisco, palestrante em Dança na Universidade do estado de San Francisco, como Editora de Fitness para a Pilates Style e como Master Trainer da Reebok. Atualmente ela trabalha como porta-voz na mídia para o Conselho Americano de Exercício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.