GYROTONIC®

698

Por Beatriz Adeodato.

Desenvolvido nos anos 70, pelo bailarino romeno Juliu Horvath, o método GYROTONIC®  tem variadas aplicações e pode ser destinado para públicos com as mais diversas necessidades. Inicialmente sistematizado por Horvath para se recuperar de uma lesão que o afastou dos palcos, o GYROTONIC® foi ganhando complexidade e especificidades, sendo utilizado, hoje, em clínicas ortopédicas, escolas e conservatórios de dança, estúdios de movimentos e academias.

Referenciado em conhecimentos milenares do Yoga e do Chi Kung, fundamenta-se na ideia de que movimento é vida e saúde. O livre fluxo de energia vital garante essa condição, assim como toda estagnação do fluxo ou restrição de movimento leva a algum tipo de desequilíbrio que gera desgastes, sintomas, lesões. Desse modo, os movimentos propostos pelo método são fluidos, rítmicos e circulares, integrados à respiração, buscando estimular articulações e tecidos corporais (ossos, miofáscia, nervos) na sua máxima funcionalidade, de maneira gentil e adequada aos limites e possibilidades de cada indivíduo.

Dentro desta perspectiva, o GYROTONIC® pode ser considerado um sistema de movimentos, com aplicações genéricas e específicas, simultaneamente. Em termos gerais, pode-se dizer que auxilia na melhora da condição física dos indivíduos, contribuindo para o aumento da vitalidade, disposição, equilíbrio, força muscular, flexibilidade, agilidade, entre outros. Em termos específicos, pode ser direcionado para situações bem particulares como treinamento de bailarinos profissionais e atletas de elite, recuperação de lesões e reeducação funcional para quadros de patologias crônicas.

O repertório de movimentos do método é vasto. Infinitas são suas possibilidades de adaptação para melhor adequação a cada caso, cada corpo e suas necessidades. De jovens a idosos, de pessoas extremamente hábeis e capazes, motoramente falando, a outras com significativas restrições de movimento, todos podem se beneficiar de uma prática sistemática. A chave está em como fazer.

No caso de lesões agudas e crônicas, por exemplo, os movimentos escolhidos pelo profissional irão atender aos limites e possibilidades do indivíduo em particular, respeitando o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Nesses casos, os equipamentos são de fundamental auxílio, pois oferecem um sistema de suporte para a realização dos movimentos. Os pratos, cabos e polias tanto podem ajudar a eliminar o peso de um membro e dar a sensação de estar se movendo dentro da água, sem a força da gravidade, como podem oferecer uma resistência, importante no ganho de força muscular. É possível graduar intensidades e amplitudes e conduzir o processo de restabelecimento de função de maneira segura.

Assim, o GYROTONIC® é uma excelente opção para movimentar-se de variadas maneiras, propiciando saúde e bem-estar aos seus praticantes. Fica o convite para que os leitores se mantenham em movimento e encontrem o caminho que lhes faça feliz.

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.