A importância do Arcus nos studios de Pilates

2943

Gustavo Mendes, Fisioterapeuta e criador do Arcus, um equipamento que pode ser utilizado por até quatro pessoas simultaneamente, conta em entrevista para a Revista +Q Pilates a importância do Arcus nos studios de Pilates.

+Q Pilates: Gustavo, o que te motivou a criar o Arcus e como foi esse processo?

Gustavo Mendes: Em 2010, realizando alguns exercícios no Wall Unit, tive vontade de fixar as molas em um ponto mais distante para ganhar mais resistência das mesmas e algumas ideias começaram a surgir e junto os primeiros desenhos e alguns testes. Mais tarde, estudando outros equipamentos, surgiu a ideia de unir uma mola à outra e foi aí que cheguei ao desenho básico do Arcus. Foi nesta época que percebi que havia como fazer com que cadeirantes tivessem acesso, o que me motivou muito em levar a diante o projeto.

+Q Pilates: Gustavo, qual foi a sua ideia central ao desenvolver o Arcus?

Gustavo Mendes: O Arcus vem do Método Pilates e da Fisioterapia. Esta junção resultou em um equipamento de alta performance para quem gosta de movimento inteligente, aliando treinamento funcional e reabilitação.

+Q Pilates: Quais são os benefícios que o Arcus traz pra quem pratica?

Gustavo Mendes: Fortalecimento muscular, flexibilidade, concentração, melhora de postura , equilíbrio e coordenação motora e todos os benefícios que o método Pilates proporciona.

+Q Pilates: Gustavo quais são as principais vantagens em adquirir o Arcus?

Gustavo Mendes: Na verdade, gosto de numerar 4 bons motivos para a aquisição de um equipamento:

Motivo 1: Apesar de parecer um equipamento grande, ele otimiza o espaço de seu estúdio, podendo ser utilizado por até 4 pessoas ao mesmo tempo. E para quem está pensando em ter um estúdio, o Arcus pode dar autonomia para novos formatos de aulas.

Motivo 2: Versatilidade e combinações com outros equipamentos e acessórios. O estúdio acima é de Daniela Franco, em Poços de Caldas M.G. com área de 20x 5m e é um bom exemplo de utilização do Arcus. Ele está posicionado no centro do estúdio, com espaço para 4 alunos (Mat) ao redor e ainda podendo utilizar o próprio piso para mais um aluno. Além disso, o Barrel e a Combo Chair ainda pode ser aproximados para fazer combinações, assim como o Reformer que está ao fundo.

Motivo 3: O poder de criação que o Arcus permite à partir das combinações de molas que podem ser realizadas (possui 82 olhais para fixação de molas, além de alças específicas para uni-las).

Motivo 4: Eu acredito, e acho que você também, que disponibilizar um equipamento que permita o acesso a cadeirantes é uma forma de inclusão social e pode mudar a vida de muita gente.

+Q Pilates: O Arcus pode ser utilizado por pessoas com algum tipo de deficiência física? E como ele pode ser trabalhado nessa forma?

Gustavo Mendes: Sim, foi projetado para dar acesso a cadeirantes, como já havia citado. A cadeira de rodas pode ficar em cima do equipamento, uma vez que seu piso é baixo, proporcionando ao cliente trabalhar qualquer movimento como, por exemplo, equilíbrio de tronco com a assistência das molas.

+Q Pilates: Qual mensagem você pode deixar para as pessoas sobre o Arcus e por que ele é tão incrível?

Gustavo Mendes: O Arcus deve ser visto como um equipamento versátil, podendo ser utilizado em estúdios de Pilates, clínicas de reabilitação, academias e centros de treinamento esportivo ele é capaz de fazer a diferença e trazer melhora na vida das pessoas.

 

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.