Pilates no Brasil – Inélia Garcia

2717

“A resistência é o resultado de uma alma que não se conforma, luta incansavelmente, superando as tribulações, vendo além das tempestades um caminho de luz e segurança. Essa alma cresce do tamanho de seus sonhos e vê nas dificuldades degraus para se alcançar a vitória almejada…”
Harold Wilson

Durante muito tempo a Medicina Ocidental considerou os seres humanos como máquinas vivas, que em nada influenciavam a mecânica social, e dissociou os corpos de suas mentes e suas mentes de seus espíritos. Contudo, com uma notável sensibilidade o Sr. Pilates percebe essa ruptura e emerge com uma metodologia que propõe a conexão espirito, mente e corpo nos apresentando princípios capazes de intervir nas alterações biopscicofisícas assim como reorganizar os desequilíbrios corporais.

A pioneira do Pilates no Brasil que apresentaremos nesse texto é Inélia Garcia, talvez umas das pessoas que mais resiste à todas as influências metodológicas sofridas pela Contrologia com o passar do tempo. Em 1988, Inélia Garcia ouvira falar em Pilates pela primeira vez, através de uma amiga que fazia parte de um Jornal que circulava nas academias da grande São Paulo e após várias insistências, em 1993, decidiu ir aos EUA participar de uma Convenção, onde participara de um workout de mat, tendo ali o seu primeiro contato com a Contrologia.

Encantada com a técnica buscou informações sobre como realizar um curso para obter sua certificação, e ainda em 1993 após algumas dificuldades chega ao THE PILATES STUDIO N.Y INC. Instituição comandada por Romana Kryzanowoska. Segundo relata a própria Inélia o encontro com Romana foi intenso e significativo ao ponto de redefinir todo o seu futuro profissional.

Em Janeiro de 1994, Inélia começa seu treinamento em etapas com Romana, a qual à acolheu como treinee ficando assim, responsável diretamente por todo o treinamento. Completados dois terços da formação, Romana pede a Inélia que inicie a divulgação do método no Brasil e esta, entre os anos de 1994 e 1995, começou a ministrar aulas de Pilates (com autorização de Romana) em sua academia e em academias de dança. Ao final da sua certificação, Inélia já havia preparado todo o caminho para a difusão do método, na linha da Romana Kryzanowoska, instituindo assim a presença do Autêntico Pilates no Brasil.

A nossa 4º pioneira é conhecida por sua dedicação e entrega, características que a tornam um baluarte da Contrologia, pois defende com contundência a manutenção da sistematização e hierarquização para o processo de desenvolvimento neuropsicomotor, assim como, a ciência, a arte e a filosofia presentes no método desenvolvido pelo Sr Pilates.

Tomarei a liberdade de finalizar o texto com um pensamento da própria Inélia Garcia, com o único intuito de levantar uma questão que em análise superficial pode parecer trivial, entretanto diz muito, sobre a resistência, dedicação e entrega que todos os profissionais que atuam com o método Pilates deveriam apresentar: “Se você disser que conhece Pilates, é por que trabalha dentro da filosofia do seu criador. Mas se você achar que a filosofia e o trabalho do método não são bons e promover algumas modificações, poderá fazê-lo sem, contudo, utilizar o nome PILATES. Este é um componente de honestidade!”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.