Isabela Moody conta sobre sua criação: A Centopeia Centípede

7173

1 – Quem é Isabela Moody?

Não sei direito quem é Isabela Moody… Alguma certeza é de que sou uma pessoa muito apaixonada pela vida e que se sente muito grata por estar aqui tendo a oportunidade desta existência, ou melhor, co-existência com tantas outras formas de vida e, em especial, com seres humanos. Adoro gente. Minha missão é cuidar de gente. Inspirar as pessoas a mover e gostar de se mover.

2 – Como foi o processo de criação da Centopeia? E qual o contexto do nome “Centopeia Centípede”?

O processo de criação da Centopeia é influenciado por muitos fatores ao longo de tudo que já vivi e, num dado momento,  a Isabela designer e a Isabela pesquisadora de movimento se juntaram e passaram a desenvolver mobiliários e acolchoamentos ergonômicos, pró ativos e anti alérgicos. Pratiquei muitos esportes com bola – incluindo o tênis – e nunca havia me passado pela cabeça a ideia de usar uma bola como instrumento de massagem. Aline Mollinari, uma amiga,  me apresentou uma sequência de automassagem com bolinha de tênis que acabou com meus torcicolos e crises ciáticas. Isso foi em 1994. Nunca mais deixei de ter uma bolinha de tênis ao alcance. Nessa mesma época, comecei Pilates no primeiro estúdio de Alice Becker e, naquele ambiente maravilhosamente somático, lá estavam as bolinhas – e também as bolas grandes -proporcionando automassagem, exercícios de equilíbrio, força, alinhamento, aquecimento, respiração. Quando organizei o repertório ” Coluna Viva “,  incluí uma sequência chamada “Eu acredito em bolas”, que se desenvolveu vertendo muitas outras possibilidades. Como instrutora de Pilates e designer,  sempre procurei orientar meus alunos e clientes a reconhecer posturas e mobiliários lesivos  e se defender, ou seja, recusar eles. De 2009 para cá, comecei a desenvolver órteses para móveis existentes  – como a versão para a Wunda Chair do Pilates – e também novos designs para proporcionar um bom sentar e um bom deitar/dormir.  Muitos desses objetos são acolchoados por bolas, e, como instrutora de Pilates também sempre procurei criar com cada pessoa um programa chamado “Plano mínimo de salvação máxima”, ou seja, um repertório personalizado para ser feito todo dia, em qualquer lugar desse universo. Basta não deixar para outro dia.

Mas é muito fácil a gente não conseguir tempo para praticar exercícios, então eu comecei a pensar que precisava criar um “parceiro”,  um aparelho, um instrumento, um acessório inspirador e irresistível que pudesse ser facilmente transportado, barato e bonito.  Algo que pudesse induzir a pessoa a se mover, um objeto anti sedentarismo, anti stress.  Então, juntando tudo isso e depois de muitos protótipos feitos ao longo de uns 25 anos, cheguei na Centopeia. Assim que eu montei a primeira “filha”, ela já me olhou com cara de “Centopeia”. Eu pretendia ficar quieta, só eu e ela por uns 9 meses, desenvolvendo pesquisa de repertório, mas meus amigos e colaboradores a conheceram e ela provou ser irresistível. Precisei fazer outras Centopeias para atender a “necessidade” deles, e então atender a “necessidade” dos alunos, clientes e amigos deles. E assim ela vai, mundo afora…Como em inglês é Centípede, ela foi “se batizando”, como um apelido que surge, naturalmente. Centopeia Centípede.

3 – Você a considera um acessório ou equipamento? Qual o objetivo dele?

Quanto usamos a Centopeia combinada a um outro objeto – os equipamentos de Pilates são incríveis parceiros – podemos considerá-la um acessório. Sozinha,  ela pode ser considerada um equipamento.  Eu considero a Centopeia um “bicho” , o bicho  que cuida do dono! Ou uma escultura sensorial que promove automassagem e exercício ao mesmo tempo. São muitas as possíveis definições. Vamos ver o que o tempo vai definir mais precisamente…Um brinquedo para todas as idades!?

4 – Qual benefício a Centopeia trás para o corpo? Qual parte da nossa estrutura pode ser trabalhada pelo seu acessório/equipamento?

A Centopeia desenvolve consciência corporal (propriocepção), mobilização articular, alinhamento, equilíbrio, liberação miofascial, força, relaxamento…e muita diversão! E ela é muito intuitiva, é só a pessoa se encostar na  Centopeia que já começa a ter ideias do que fazer e do que seu corpo precisa que ela faça. Na maioria das vezes, as pessoas relacionam a forma/estrutura da Centopeia com a coluna vertebral e desejam, em primeiro lugar, deitar com a coluna alinhada ao longo da Centopeia. Tem muito repertório para quem quer ter uma coluna viva, saudável, em todas as idades.

5 – Existe algum curso para quem quer conhecer melhor a Centopeia?

Sim ! Tem o “Centopeia Introdução” com 3 horas de duração e que apresenta muitas possibilidades de repertório. Tem também a aula  “Centopeia Relax” e o workshop ” Centopeia para uma Coluna Viva”, estes dois últimos desenvolvidos em parceria com minha preciosa colaboradora de muitos anos, a fisioterapeuta Tayra Mello.

Estou implorando para o Rafael Spindola começar a oferecer o repertório que ele desenvolveu combinando a Centopeia aos equipamentos de Pilates. E para Alice Becker também, que desenvolveu um repertório maravilhoso de movimentos oscilatórios combinando Centopeia e Reformer.

6 – Em poucas palavras, como você definiria a Centopeia Centípede??  E como ela é vista no ambiente de Pilates? 

Foram os instrutores e praticantes de Pilates os primeiros a entender o potencial de utilização da Centopéia. É como se ela fosse uma decorrência natural desse nosso processo/método de movimento, saúde,  bem estar. A Centopeia está em consonância com todos os princípios da técnica de Pilates e movimento inteligente.  E ela ajuda os instrutores a solucionar problemas e evoluir o trabalho das pessoas. O cliente/aluno aprende algo no estúdio, pratica “sozinho” e volta para a aula melhor, livre de dores e para progredir! Além da combinação com os equipamentos, o repertório solo/Mat Pilates na Centopéia fica potencializado! Experimente o Hundred, por exemplo!

 

Para informações (sobre a Centopeia ou workshops):
E-mail: [email protected]
Facebook: isabela.moody
Facebook: centopeiacentipede
Whatsapp: (71) 9 9973-7905

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.