Método Gyrotonic: reabilitação, prevenção e promoção da saúde física e mental

80

Sou Roberta Quinn, fisioterapeuta e GYROTONIC® Master Trainer na cidade de São Paulo e durante meu estágio da faculdade e no meu estúdio relatei casos clínicos comprovando a eficácia do Método nos meus pacientes e estou promovendo o Método nas universidades e com ortopedistas. Quero contar um pouco mais sobre o método para vocês!

O GYROTONIC® foi criado na década de 70 pelo bailarino, acupunturista e yogista Juliu Horvath. O método consiste em um sistema de expansão energética onde a fisiologia do movimento e a biomecânica são sincronizados por movimentos circulares e fluidos como uma dança e integrando o ritmo respiratório. A respiração é a música do movimento que causa uma sintonia nas ativações musculares, trabalhando a musculatura profunda do corpo.

Os movimentos foram criados quando Juliu tinha lesões causadas pela dança. O Método é de uma inteligência tão grande que podemos dizer que é um Método Revolucionário. Os movimentos tridimensionais com ativação da musculatura profunda trás um enorme autoconhecimento, pois esses tipos de fibras musculares são os de consciência corporal e essas fibras tem memória e guardam o conhecimento da essência do indivíduo e são resistentes a fadiga. São esses músculos que queremos ativar na reabilitação, prevenção de lesões e na promoção do desempenho.

O GYROTONIC® acredita em ensinamentos através de estímulos, pois desde que éramos um bebê só começamos a engatinhar e andar por que éramos estimulados a isso. Desta forma, acreditamos que a maneira melhor e mais facilitadora da aprendizagem é pelo estímulo. Esses estímulos criam consciência corporal pelo método ser extremamente proprioceptivo e a partir disso todos os sistemas entram em sintonia como uma orquestra perfeita.

Também é trabalhado o equilíbrio nesse processo proprioceptivo e isso automaticamente alinha as compensações articulares e musculares, portanto o GYROTONIC® é também um método postural e rejuvenescedor. Importante mencionar que os movimentos fazem as células se recordarem da infância, criando leveza, felicidade e harmonia.

O sistema nervoso é fortalecido pois os movimentos criam alongamento da fáscia. Método é também miofacial pois os movimentos são circulares, tridimensionais.

A ativação do Diafragma é constante nos movimentos e facilita as reabilitações da cinturas escapular e pélvica, portanto reabilitando a coluna vertebral.

E falando de cintura pélvica o maior diferencial do Método é o Narrow, aqui no Brasil mais conhecido como estreitamento da Pélvis: Ativação da musculatura profunda como um todo, que começa na pelve, criando espaços articulares e equilíbrio muscular. Não ativamos apenas o períneo pois não isolamos um único músculo dentro do seu grupo muscular. O Narrow é o 360 graus do corpo o multidimensional de possibilidades. Ir além é marca registrada do Método GYROTONIC.

Para finalizar que tal uma vídeo-aula? Confira!

Roberta Quinn

Fisioterapeuta,  GYROTONIC® Master Trainer do equipamento Pulley Tower, Master Trainer do equipamento especializado Jumping Stretching Board e no Processo de Master Trainer
dos cursos terapêuticos e de Gyrokinesis.
Certificada no Método desde 2004 em Nova York, ministrante de aulas, tratamento de reabilitação e prevenção, cursos de formação do método, tanto no Brasil quanto no Exterior.
Roberta iniciou esse caminho de movimentos corporais buscando o equilíbrio entre a mente e o corpo em 2003 quando se formou como professora de Yoga em Singapura e em 2018 completou essa busca se qualificando como Master do Método Gyrotonic.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui