O Método de Exercício Pilates: Eficácia no Tratamento da Dor Lombar Crônica e Limitações de Intervenção

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Este primeira revisão não introduz apenas um, mas vários artigos sobre dor lombar, revelando limitações frequentemente encontradas na pesquisa de Pilates.

Objetivo

O objetivo deste artigo é avaliar a eficácia do método Pilates no tratamento da dor lombar crônica, revisando estudos científicos nos quais o método Pilates foi utilizado como tratamento.
Um olhar crítico pode ser feito nas limitações dos estudos e nos tipos de exercícios utilizados.

Critérios de Inclusão dos Estudos

Uma pesquisa Booleana para ensaios clínicos randomizados e controlados usando (Pilates) e “lombalgia” no PubMed (incluindo MEDLINE) resultou em 24 achados.
01 estudo foi excluído porque não estava disponível como texto completo.

  •  01 estudo foi apenas o protocolo de um controle randomizado sem resultados;
  •  11 estudos foram excluídos porque eram revisões ou não ensaios controlados ou clínicos randomizados ou porque eles apareceram nos resultados sem realmente incorporar ambas as palavras-chave;
  •  11 estudos foram selecionados.

A Eficácia do Pilates no Tratamento da Dor Lombar

Independentemente das limitações dos estudos selecionados descritos abaixo, o sucesso do exercício baseado em Pilates na reabilitação da lombalgia é inegável:
Devido às diferentes medições e intervalos de intervenção, não há análise estatística de dados possível. Na sequência de uma lista de resultados comparativos:

  •  10 estudos demonstram maiores efeitos benéficos em comparação com outras terapias com exercícios ou com o grupo controle.
  • 01 estudo demonstra efeitos benéficos semelhantes em comparação com outras terapias de exercício ou o grupo controle.
  • Todos os 10 estudos medem a intensidade da dor (entre outras medidas), o que diminui a intervenção pós-Pilates em todos os estudos.

Limitações Gerais na Pesquisa em Pilates

Exercícios de Pilates estão sendo usados por fisioterapeutas para apoiar os programas de reabilitação para várias condições musculoesqueléticas, lesões esportivas e distúrbios neurológicos, com foco especial na coluna vertebral e sua estabilização. O aumento do uso de exercícios baseados no Pilates torna imperativo entender, entre outras características, suas aplicações, suas contraindicações e como usá-lo apropriadamente.
Como numerosos estudos sobre Pilates e lombalgia foram publicados, as seguintes limitações foram observadas:

  • Padrões acadêmicos: alguns estudos não atendem aos padrões acadêmicos; os estudos não são ensaios clínicos randomizados ou ensaios clínicos ou não são revisados por pares.
  • Medições: Alguns estudos utilizam apenas ferramentas subjetivas de análise de dados (escalas e questionários) que avaliam parâmetros como intensidade da dor e incapacidade; outros também usam testes funcionais, como equilíbrio e flexibilidade.
  • Métodos de estudo: Embora o número de sujeitos seja geralmente> 20, o que é satisfatório, os fatores mais significativos observados são as diferenças no comprimento e frequência da intervenção, com 4 semanas sendo o menor tempo de intervenção.

A seguir estão inconsistências relacionadas aos padrões de movimento que influenciam a avaliação científica e são detalhadas nas páginas seguintes:

  • Equipamentos de Pilates: A maioria dos estudos usa apenas exercícios de solo (Mat = colchonete), mas alguns estudos também usam o equipamento Pilates original, que é uma abordagem biomecânica diferente. Alguns estudos utilizam equipamentos que são frequentemente associados ao Pilates, mas tem sua origem em condicionamento físico ou reabilitação, como bolas, faixas elásticas e rolos de espuma.
  • Tipo de exercícios de Pilates: Embora todos os estudos afirmam que utilizam o método Pilates ou exercício baseado em Pilates, as aplicações variam muito. A maioria dos estudos usa o Pilates contemporâneo, nenhum deles usa o Pilates clássico original. O tipo de Pilates também determina outro fator importante, que é a quantidade de exercícios dada.
  • Adição de exercícios não-Pilates: Alguns estudos incorporam outros tipos de exercícios, como protocolos de movimento de fisioterapia ou yoga.

Pilates Clássico, Pilates Contemporâneo e Exercício Terapêutico
(Colaborador: Heather King Smith)

Seguindo as semelhanças e diferenças do Pilates Clássico, o Pilates Contemporâneo e protocolos de exercícios terapêuticos:

  • O Pilates clássico usa os nomes de exercícios do Pilates e adere a uma sequência específica de exercícios nas duas principais peças de equipamento, O Mat (colchonete) e o Reformer. Ele usa equipamentos projetados especificamente para Pilates pelo criador, Joseph Pilates.
  • O Pilates contemporâneo usa nomes de exercícios do Pilates, mas não há uma sequência específica. Pilates contemporâneo usa equipamentos de Pilates, bem como outros equipamentos dos campos de fitness e reabilitação.
  •  No exercício terapêutico não há nomes de Pilates e não há sequência definida.

Diferenças adicionais são:

  •  Repetições: <10x para o Pilates clássico,> 10x para o exercício terapêutico. Pilates contemporâneo usa ambas as abordagens.
  •  Área de foco: O Pilates Clássico é o exercício de todo o corpo, independentemente da lesão. No Pilates contemporâneo, exercícios adicionais dos campos de fitness e reabilitação podem ser incorporados em uma sessão para melhorar o recrutamento muscular ideal e resolver fraquezas ou lesões. Os movimentos do exercício terapêutico são, na maioria, específicos do local e selecionados para fortalecer a área de lesão ou fraqueza. O cliente é frequentemente solicitado a recrutar certos grupos musculares.
  •  Fluxo: No Pilates clássico, o cliente percorre a sequência de exercícios com um máximo de 10 repetições por exercício. No exercício terapêutico, os exercícios são repetidos até que o recrutamento muscular desejado seja alcançado e o músculo esteja fatigado. Pilates contemporâneo podem combinar ambas as abordagens.

Limitações: Protocolo de Exercícios Definições e Desafios

A maioria dos exercícios ensinados aos fisioterapeutas nos Estados Unidos para pacientes com lombalgia se enquadra nas categorias gerais da amplitude de movimento da coluna e exercícios de fortalecimento que podem ser descritos como estabilidade de centro, estabilização dinâmica, estabilização lombo-pélvica e de coluna, exercícios de co-contração no Mat ou na bola, exercícios resistivos progressivos com pesos ou faixas elásticas e atividades funcionais.

Onde está a fronteira entre esses protocolos de exercícios terapêuticos e o Pilates? Uma comparação dos 11 estudos selecionados mostra que o protocolo de Pilates nem sempre está claramente definido e pode até nem ser Pilates.

Surpreendentemente, dois estudos não fornecem nenhuma informação sobre os exercícios utilizados (Cruz-Díaz et al., 2015 & da Fonseca et al., 2009). Da Fonseca et al. apenas fornecem informações breves sobre os conceitos de recrutamento muscular, que indicam que o protocolo está mais relacionado ao exercício terapêutico do que ao Pilates.

Rydeard et al. (2006) fornecem uma descrição mais detalhada sobre os exercícios utilizados, mas o protocolo também é sobre estratégias de recrutamento muscular e não menciona nenhum exercício de Pilates, apesar do título do estudo: “Exercício terapêutico baseado no Pilates: efeito em sujeitos com lombalgia crônica inespecífica e incapacidade funcional ”.

Wajswelner et al. (2012) prometem “Pilates clínicos” no título do estudo, mas usam exercícios terapêuticos que são realizados no equipamento de Pilates. É questionável se o uso de equipamentos faz os exercícios serem exercícios de Pilates.

Por último, cerca de um terço dos exercícios de Mat que Lee em al. (2014) usa, são baseados em yoga, como “seated hip stretch (alongamento do quadril sentado)” e “knee over knee twist stretch (alongamento do joelho ao longo do joelho)”, e não em Pilates.

Conclusão

evidências de que o exercício baseado em Pilates na reabilitação da lombalgia é efetivo. Pesquisas adicionais, revisadas por pares e randomizadas, são necessárias para produzir meta-análises cientificamente confiáveis, de preferência utilizando medições similares, durações de intervenções, frequências e equipamentos.

Para uma avaliação científica mais aprofundada e a fim de obter protocolos e resultados de exercícios reprodutíveis, seria desejável uma padronização dos exercícios contemporâneos de Pilates. O Pilates Clássico não foi analisado cientificamente.

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Enja Schenck

Nascida e criada na Alemanda, Enja Schenck teve uma juventude atlética, em pistas de hóquei no gelo, pistas de corrida e pranchas de surf. Iniciou seus estudos de Pilates Clássico sob a orientação do Master Teacher Bob Liekens, na cidade de Nova Iorque, em 2003. Depois de trabalhar ao seu lado por muitos anos, foi convidada a tornar-se “teacher of teacher”, permitindo-lhe orientar seus aprendizes, através de um amplo processo de treinamento, até se formarem professores de Pilates. Seus clientes são tão diversos quanto o Pilates Clássico: de pessoas com condições crônicas e/ou agudas a atletas e professores de Pilates que buscam aprofundar seu conhecimento no método.

É Mestre em Ciência do Exercício, com ênfase em Biomecânica e Pesquisa Biomecânica, pelo Brooklyn College, sob a orientação do Dr. Ben Johnson. Escreveu vários trabalhos de revisão biomecânica, um dos quais apresentou no Fórum de Pesquisa da conferência anual da PMA (Pilates Method Alliance), em 2016.

Em 2017, Enja criou a pilatesscience.org, uma plataforma dedicada a orientar e conscientizar sobre o vasto conjunto de estudos científicos sobre Pilates realizados até o momento. A plataforma regularmente revisa artigos, busca potenciais limitações e orienta profissionais de Pilates sobre pesquisas científicas. Atualmente, está se preparando para a certificação NSCA-CSCS®, o padrão ouro para especialistas em força e condicionamento.

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