MOTIVE SEUS ALUNOS COM AULAS DE COREALIGN DIRECIONADAS PARA CORREDORES

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Por Claudia Muraguti
A vocação natural da técnica CoreAlign para melhorar a performance, bem como prevenir lesões dos praticantes é evidenciada através dos inúmeros exercícios que fazem parte do repertório e se enquadram perfeitamente com às necessidades citadas anteriormente.

O vídeo abaixo ilustra alguns destes exercícios, onde basta prestarmos atenção na artrocinemática para percebermos grandes semelhanças entre eles, a marcha e a corrida.

 

Um dos desejos de Jonathan Hoffman, criador da técnica CoreAlign, é que esta se aproxime ao máximo da nossa atividade de vida diária. Para tanto desenvolveu exercícios como o valioso Hoof. Este exercício reproduz a fase inicial da passada onde o calcanhar impulsiona o corpo a mover a frente, transferindo o peso do calcanhar para o metatarso, estimulando a flexão do tornozelo e joelho. Quando orientamos a execução do Hoof, podemos solicitar que os alunos: percebam os ossos do pé que são convidados a mover, alonguem a fáscia plantar e transfiram o peso do primeiro ponto, que se encontra no centro do calcanhar, para os dois pontos no metatarso (um logo abaixo do háluxe o outro abaixo do quinto dedo – estes pontos são comumente chamados de tripé). A necessidade de manter as coxas em paralelo, a pelve neutra e a coluna em alongamento axial, despertam naturalmente os músculos profundos de estabilização da postura em pé, que é pré-requisito para uma corrida onde as articulações se mantenham numa posição optimal no intuito de evitar lesões.

A dorsiflexão e a flexão plantar estão presentes na maioria dos exercícios do CoreAlign, onde a mecânica do próprio equipamento, que contempla trilhos onde deslizam os carros, evita o movimento látero-lateral dos membros inferiores, desta maneira treina os músculos para uma passada alinhada na corrida.
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O Curtsy é mais uma criação de Jonathan, que inicia com o Hoof e progride para um agachamento. A amplitude articular deste movimento deve ser adequada às condições do praticante e à medida que este evolua, ela poderá ser ampliada. O Curtsy é um grande aliado quando raciocinamos com a ampliação da passada na corrida. Ele prepara os músculos e articulações e fornece recursos que podem ser transferidos para a corrida de forma segura.

 

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Os movimentos recíprocos dos membros inferiores coordenado com os membros superiores podem ser reproduzidos e aperfeiçoados no exercício chamado “Diagonal Walking”. Confesso, um dos meus preferidos! A resistência de um dos carros é fixada na frente, oferecendo resistência para extensão do quadril e assistência para a flexão do mesmo. O outro carro é fixo por trás fornecendo assistência para extensão do quadril e resistência para flexão. Após executar repetidas vezes com a resistência configurada desta forma, os elastics deverão ser invertidos para reproduzir o efeito inverso.

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Trabalhar o abdome em posição neutra é outra marca registrada do CoreAlign. Além de beneficiar os praticantes de corrida, estes exercícios são extremamente indicados para portadores de dores na coluna. Fortalecer o abdome para que ele possa suportar todo tipo de sobrecarga que o nosso dia a dia exige, além de nos preparar para a prática de esportes diversos, é o benefício recebido por aqueles que escolhem o CoreAlign para compor sua rotina de exercícios.

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