Treinamento e Fisioterapia com Pilates – parte 2

1018

O método Pilates

Confira a primeira parte do artigo.

A característica da abordagem do Pilates está na pessoa como um todo. Tanto estruturalmente como funcionalmente, o corpo humano é uma totalidade, com sistemas inter-relacionados complexos tanto de saúde, como de doença. Além disso, os processos de percepção e interpretação e a influência dos fenômenos psicológicos são decisivos em termos de bem-estar físico.

Na sua abordagem metodológica, o treinamento de Pilates enfatiza a interconexão dos recursos do corpo. Precisamente por esta razão, pode ser usado efetivamente para intervir no círculo vicioso que muitas vezes caracteriza doenças crônicas do sistema músculo-esquelético.

O termo “Tratamento funcional inicial” pode abraçar o treinamento de Pilates e é um conceito importante no campo da terapia e da reabilitação. Acima de tudo, os princípios de treinamento são cruciais: eles facilitam um processo holístico de reabilitação com uma tremenda eficácia a longo prazo, de forma que quase nenhum outro treinamento consegue.

A transição suave do ambiente terapêutico para as exigências físicas da rotina diária e a ênfase no exercício preventivo e prevenção de lesões são essenciais para o treinamento de Pilates. Tendo experimentado a competência física e a habilidade adquiridas pelo treinamento, inúmeros ex-pacientes declararam que talvez nunca tivessem tido os sintomas que sofreram, se tivessem descoberto o Método Pilates anteriormente.

Tendo isso em mente, o treinamento da Pilates representa um desenvolvimento real na expansão da gama de serviços que os fisioterapeutas e outros profissionais no campo da reabilitação podem oferecer aos seus clientes.

Os princípios Polestar Pilates de reabilitação são:

  • Respiração para dar suporte à atividade desejada
  • Estabilidade do tronco com alongamento axial da coluna
  • Organização do ombro, cabeça e pescoço
  • Mobilidade da coluna em todos os planos
  • Alinhamento dos eixos das extremidades
  • Integração do controle neuromuscular e motor

Seguindo esses princípios de um corpo naturalmente bem desenvolvido e alinhado, todos os exercícios de Pilates, tanto no chão / colchonete quanto nos equipamentos de Pilates, podem tanto quanto possível, ajudar os pacientes a reintegrar a função perdida e as deficiências do corpo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.