O segredo para envelhecer com qualidade de vida

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Estamos condenados a viver a última fase da vida em más condições? Acreditamos que não. O verdadeiro segredo para uma melhor qualidade de vida na velhice é simplesmente para ser mais feliz!

Quer saber como? Você pode até não acreditar, mas é muito mais simples do que parece: é feito com risos e Pilates!

Movimento sem dor

Uma das principais características do Pilates é a adaptação do método com as características específicas de cada pessoa, independentemente do nível de condicionamento físico e as doenças que possam vir a surgir. Por isso, é um ótimo método para pessoas que estão na melhor idade. Praticar Pilates é a maneira mais divertida, eficaz e segura para realizar exercícios com pessoas com mais de 65 anos. As doenças articulares, ósseas ou musculares não são um impedimento para a sua prática, desde que o método seja feito com professores especializados com formação e experiência adequadas.

A experiência positiva de movimento sem dor é o principal objetivo

A “sarcopenia” é a forma como a comunidade científica chama a perda de massa muscular que ocorre em pessoas ao envelhecer ou adotar um estilo de vida sedentário. Esta perda de massa muscular é sempre acompanhada por uma redução na força, que é um dos principais fatores determinantes para a redução da capacidade de executar as atividades habituais da vida cotidiana.

Muitas atividades rotineiras, aparentemente tão simples, como ficar de pé ou sentar-se em uma cadeira, subir escadas, curvando-se para amarrar os sapatos, caminhar, etc. muitas vezes representam um grande desafio que às vezes é insuperável. O planejamento adequado de um programa de Pilates proporciona aos nossos idosos a capacidade de executar, sem impedimentos nem incômodos suas tarefas diárias, permitindo-lhes desfrutar de cada uma delas.

Existe também uma relação entre a perda de perda de massa magra e a perda de massa óssea. Existem inúmeros estudos científicos que concluíram que o exercício físico regular reduz o processo de envelhecimento ósseo e muscular.

Prevenção de quedas em idosos

Quando falamos de idosos é inevitável pensar sobre o quão perigosas podem ser as quedas para a saúde e o bem-estar geral dessa população. Uma queda que provoca uma fratura de quadril, por conta de uma possível osteoporose, tem uma alta porcentagem de chances de reduzir a qualidade de vida do idoso levando, se a reabilitação não for feita, a uma morte precoce dentro do período de um ano após a fratura.

Em março de 2011, foi publicado um estudo* no qual ficou evidente como um programa de exercícios de Pilates realizado durante 12 semanas, com 3 horas em sessões semanais, melhora o equilíbrio dinâmico, a flexibilidade geral, a velocidade de reação, a força muscular e a diminuição da propensão em quedas em mulheres com mais de 65 anos.

Entender os conceitos de movimento como uma filosofia de vida será fundamental para alcançar maior equilíbrio e estabilidade, flexibilidade, agilidade, aumento da força, ao mesmo tempo em que deixamos de lado as atitudes posturais errôneas e as trocamos por outras mais harmoniosas e equilibradas. A prática de Pilates liderada por professores especialistas irá ajudar a aumentar os níveis de energia tão necessários para a realização de atividades comuns dentro ou fora de casa e ajudar a encontrar o bem-estar físico e mental adequado para melhorar a qualidade de vida.

Escolas como a Polestar Pilates oferecem programas de formação de instrutores que contemplam temas como as contraindicações de movimento e conhecimentos em profundidade de conteúdos relacionados à saúde e a aplicação dos exercícios de Pilates voltados à população da melhor idade, proporcionando a estes uma elevação na sua qualidade de vida.

*Integrating Pilates exercise into an exercise program for 65+ year old-women to reduce falls – Journal of Sport Science&Medicine Mar 2011,Vol10.

Artigo traduzido e adaptado pela redação da Revista +Q Pilates. Conteúdo gentilmente cedido pela Polestar Pilates Espanha. Saiba mais em: http://goo.gl/B8PPU0

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