O significado de ter um certificado da PMA

Descubra como conseguir o seu certificado de formação na PMA

1800

Por Elizabeth Anderson.

Estou muito feliz de ter sido chamada para escrever sobre a Pilates Method Alliance (PMA®) nessa nova publicação. Muitos profissionais brasileiros que atuam no mundo do Pilates já tiveram contato com a PMA, mas seja você um deles ou não, aqui vão alguns fatos: a coisa mais importante para saber sobre a PMA é que ela traz unidade para a profissão e fomenta união e harmonia a nível internacional, num campo cheio de diversidade. Outro fato importante é que a PMA tem duas funções primárias intrínsecas à organização: a PMA é tanto uma associação de profissionais (ou de professores) quanto uma agência de certificação.

A parte mais importante da PMA para os brasileiros é a agência de certificação, que também é chamada de Programa de Certificação PMA. Todo o material publicado por esse programa está em inglês, português e espanhol. Isso inclui todos os sites, informativos, downloads e, claro, o próprio programa de certificação. Nós temos também profissionais brasileiros que podem se corresponder com a comunidade nativa em português e fornecer informações e apoio a respeito da PMA. Isso proporciona uma oportunidade fantástica para que os brasileiros contribuam com os esforços para uma identidade profissional única, uma credencial para professores com um treinamento abrangente em Pilates.

O Exame de Certificação em Pilates da PMA é uma prova de 150 questões de múltipla escolha sobre Pilates, que examina os conhecimentos e as habilidades dos professores para ensinar o método ao público em um padrão competente e seguro. Esse é um teste escrito, o que implica que para ser aceito para fazer a prova, os professores precisam comprovar ter completado com sucesso um programa de treinamento abrangente de Pilates, com um mínimo de 450 horas de curso. Classificamos como abrangente, no caso, cursos em que o professor é treinado em todos os aparelhos e também em Pilates Mat.

Parte dessa graduação em Pilates implica ser avaliado pelo próprio curso não apenas em conhecimento, mas em habilidades de movimento e ensino. Apenas quando o professor completa esse processo de curso ele está apto para fazer o Exame de Certificação em Pilates da PMA.

Como eu mencionei, temos membros brasileiros na equipe que ficariam felizes em ajudar você a conhecer melhor a PMA e seus processos. No nosso departamento de certificação você pode contatar Tiago Santos através do e-mail tiagos@pilatesmethodalliance.org. Ele está disponível para fornecer informações e dicas para qualquer um que tenha dúvidas a respeito da certificação da PMA. Também temos Lolo Arrieta, que administra nossas páginas no Facebook e disponibiliza uma ajuda adicional aos que dominam a língua portuguesa; você pode falar com ela através do e-mail loloa@pilatesmethodalliance.org. Eles vão adorar te escutar!

Voltando ao nosso assunto: quando você completa com êxito o exame da PMA, torna-se um PMA-CPT. Isso significa “Professor de Pilates Certificado da PMA”. Você recebe, então, uma marca, um símbolo, mostrando seu status de certificado, que pode ser usado em um site ou em materiais impressos. O status de PMA-CPT tem tempo limitado – dura dois anos. Depois desse tempo você precisa renovar sua certificação, demonstrando ter completado 16 horas de cursos de continuação da formação para aprovados da PMA ao longo desses dois anos. Estamos aqui para te ajudar e aconselhar a respeito de como fazer isso.

Espero que essa breve introdução tenha te dado uma ideia inicial de como você pode fazer parte da PMA e por que fazer! Estabelecer uma identidade reconhecida mundialmente para os profissionais de Pilates desenvolve respeito e compreensão por quem você é e pelo que faz. Ajuda a conquistar seu lugar no mundo das profissões e te da credibilidade. Isso também te posiciona num contexto internacional bem maior, já que os PMA-CPTs estão listados no USREP, que é o registro nacional de profissionais fitness dos Estados Unidos – e o USREP está ligado aos registros nacionais de mais 8 países, o que te possibilita uma “mobilidade” e, principalmente, reconhecimento internacional em relação a sua capacitação. Mas vou explicar mais sobre isso em breve!

O Programa de Certificação da PMA tem milhares de profissionais certificados, em mais de 45 países – e o programa de certificação é creditado pela Comissão Nacional de Agências Certificadoras dos EUA. Essa é uma condição importante, que garante a credibilidade do Programa de Certificação que a PMA oferece.

Espero que você participe desse programa para estabelecer e elevar o reconhecimento e a qualidade dos professores de Pilates ao redor do mundo!

Saiba mais em:

http://www.pilatesmethodalliance.org/certification

http://www.usreps.org

 

Elizabeth Anderson

Diretora Executiva da Pilates Method Alliance (PMA), Elizabeth se juntou à PMA em meados de 2007. Antes da PMA, Elizabeth trabalhou na indústria britânica de Pilates por 6 anos. Elizabeth foi votada para o conselho de administração da PMA em novembro de 2006. Ela também foi a fundadora da empresa Polestar Pilates no Reino Unido, bem como fundou sua própria empresa a Pilates Umbrella Ltd., uma empresa de educação continuada para profissionais de Pilates que ela ainda gerencia no Reino Unido.
Elizabeth também se envolveu na organização de conferências internacionais no mundo da medicina de dança. Antes de seu trabalho em Pilates, Elizabeth passou mais de vinte e cinco anos como produtora e gerente de artes cênicas.

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.