Para quem quer treinar em casa

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Por: Andreia Monteiro

Resistência, postura e equilíbrio são alguns pontos trabalhados por aparelho multifuncional

O aparelho Sliding Pilates surgiu em meados de 2007, lembro-me bem e foi antes de uma das minhas aulas de Mat Pilates. O projeto saiu do papel somente em 2012, quando encontrei o formato ideal. A ideia era produzir um aparelho portátil e leve, que pudesse ser transportado com tranquilidade. E o Sliding tem conquistado tantos fãs justamente porque reúne três grandes diferenciais quando o assunto é equipamento: é portátil, prático e multifuncional.

No Mat Pilates as atividades são realizadas sobre um colchonete e, em geral, a aula reúne vários exercícios em flexão ou articulação da coluna. Já na aula de Sliding Pilates, os exercícios são feitos sobre a plataforma deslizante ou sobre a caixa de madeira. Há uma grande variação dos exercícios em flexão e extensão de coluna. O aparelho traz uma superfície deslizante, bastante desafiadora para os membros superiores, braços e abdominais.

O Sliding destaca-se também em relação aos aparelhos com molas. Em alguns momentos é até mais eficiente do que os aparelhos tradicionais porque, como não tem molas e é instável e escorregadio, o praticante precisa de muito mais controle corporal, concentração, força, equilíbrio e precisão de movimento. Costumo comparar o aparelho a um Reformer sem molas.

A relação custo-benefício é excelente e justamente por isso, o aparelho tem sido muito solicitado para aulas de coletivas, pois nem todo mundo pode pagar por aulas individuais de Pilates ou mesmo pagar a mais para ter uma aula de Pilates com equipamentos. O Sliding acaba fazendo esse link entre um trabalho e o outro e isso é muito benéfico tanto para os alunos quanto para a academia ou Studio, pois o aparelho permite atender um número maior de alunos por hora aula.

Indicada para todos os grupos de pessoas, do adolescente ao idoso, a aula dura cerca de uma hora e trabalha todos os grupos musculares, os princípios, fundamentos e repertório original de Mat Pilates e muitas peças de movimento do trabalho com aparelhos. Entre os benefícios destaco o trabalho dos membros inferiores, pés, coxas e glúteos e os abdominais que também são muito ativados.

Por meio das empunhaduras que realizadas com as mãos é possível reduzir o impacto e a sobrecarga na região dos punhos e ombros. Há uma grande queima calórica durante a aula, pois a solicitação muscular geral é grande. E destaco ainda o aumento do tônus muscular, da resistência, força e equilíbrio. Os reflexos são a melhora da postura e da flexibilidade.

Em casos de patologias ou gestação, recomendamos uma autorização médica e cautela com exercícios de grandes alavancas ou abdominais intensos.

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