Pilates no Brasil – Alessandra Tegoni

70
Pilates no Brasil por Alessandra Tegoni

“Os gregos antigos provavelmente entendem, mais que quaisquer outros, o verdadeiro sentido de “EQUILÍBRIO de corpo e mente”, no que se refere à extrema saúde física, à extrema felicidade mental e às extremas realizações ao longo do caminho da vida humana. Eles também acreditam que a alma esteja intrinsecamente ligada às funções físicas e às manifestações mentais do corpo humano.” JOE PILATES

Fechando às apresentações das Pionerias do Pilates no Brasil, trago um pouco obre Alessandrra Tegoni, a nossa 6º precursora!

Tegoni teve seu primeiro contato com o método Pilates, em 1991 quando reencontrou uma colega bailarina e percebeu diferenças significativas no corpo desta… Como algo mais que automático, surgiu o questionamento do que ela (a colega) havia feito, e a resposta: Pilates! Em uma conversa rápida Alessandra Tegoni é noticiada pela primeira vez sobre o método. Tempos depois em uma viagem para Nova York, reencontra outras colegas do balé que lhe falam com o mesmo entusiasmo sobre o método Pilates fato que aguça ainda mais sua curiosidade e lhe desperta o interesse em conhecer a técnica.

Em 1992, inicia seu treinamento com Romana Kryzanowska, uma formação consistente e alinhada com todo o ensinamento deixado por Joseph Pilates, formação esta que Tegoni chama de Pilates verdadeiro. (Vale ressaltar que Alessandra Tegoni respeita todas as linhas de Pilates). Ao final de sua certificação nossa precursora adquiriu seus equipamentos, no entanto não pode trazê-los para o Brasil.

Fisioterapeuta de formação e praticante de dança por paixão Alessandra Tegoni viu no método Pilates uma ferramenta para auxiliar os bailarinos acometidos por dores lombares – aliás, tema de sua pesquisa de conclusão de curso – pois observou características da dança, da Fisioterapia (auxilio no processo de reabilitação), do exercício físico e movimento unificados em uma só metodologia.

Em Junho de 1997, Alessandra Tegoni instala seu estúdio na cidade de Porto Alegre/RS praticamente na mesma época que Inélia Garcia em São Paulo/SP, por opção Tegoni preferiu voltar seu trabalho às pessoas que buscam por uma atividade que desenvolva a concentração, e um auto reconhecimento corporal, que seguem a risca toda a proposta da Contrologia de trabalhar corpo, mente e espirito.

Assim como os gregos a nossa 6ª precursora compreendeu o verdadeiro sentido do equilíbrio corpo e mente, quando percebeu as várias características que compõe a Contrologia, características essas que elevam o trabalho do Sr. Pilates ao nível de metodologia com pilares e bases filosóficas sólidas que se transmitidos de maneira adequada é capaz de “reformar” a saúde dos indivíduos levando-os à extrema e sinérgica manifestação de harmonia corporal.

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.