Pilates nos Jogos Olímpicos Rio 2016

742
As nadadoras olímpicas Ona Carbonell e Gemma Mengual.

São atletas de elite, competidores olímpicos e sim, eles fazem Pilates. Independente das suas especialidades muitos deles se beneficiam do método para ser o melhor em seu esporte. Você sabe quem eles são?

Alguns dos campeões olímpicos que estão ganhando medalhas nos jogos do Rio 2016 praticam Pilates. Este é o caso dos jogadores da Rugby 7 Austrália, que treinam em Sydney, na Polestar Pilates Studio, com Emma Horning, e que foram os vencedores da medalha de ouro este ano.
Há também os fãs do método dentro das piscinas, como é o caso da americana Missy Franklin, que ganhou o ouro nos jogos de revezamento 4×200 na modalidade nado livre. Segundo Missy, o Pilates trabalha seu controle de centro, abdominal e flexibilidade, ajudando na melhora do desempenho na água. Há outros nadadores que também aderiram ao Pilates, como o dueto feminino espanhol em nado sincronizado, Gemma Mengual e Ona Carbonell, que gostam de praticar Pilates para relaxar e trabalhar a consciência corporal e realizar alongamentos.

Antes de sair para os Jogos Olímpicos no Brasil, sua parceira Gemma, membro da equipe olímpica de natação espanhola e campeã mundial em 2007 afirmou que desde que começou o Pilates, ganhou em todos os sentidos.

Gemma voltou a competir nos jogos olímpicos cincos atrás. Com ou sem medalha, é sempre um prazer assistir a essas duas grandes nadadoras com o seu ”balé” sincronizado na água. Elas transmitiram paixão em toda a competição dos jogos olímpicos deste ano.
Mas a lista de atletas olímpicos que usam Pilates como parte do seu treinamento é muito mais ampla e não é composta apenas por mulheres. Para alguns, como o campeão olímpico deste ano no individual de tênis, Andy Murray, o Pilates é imprescindivel. No caso de Murray, além de praticar para melhorar sua técnica, ele usa o Pilates para cuidar das costas desde que precisou passar por uma cirurgia em 2013. E entre os maiores jogadores de tênis, Rafael Nadal, medalhista olímpico desse ano, afirma que usa o Pilates para minimizar problemas físicos.

De todos os atletas que já participaram dos Jogos Olímpicos são muitos os nomes que já declaram sua paixão pelo Pilates: James Magnussen (bronze na natação, 4×100 masculino livre), Nastia Liukin (da ginástica que conquistou 5 medalhas nos últimos jogos em Pequim, a nadadora Natalie Coughlin, Sanya Richards-Ross (corredora especialista nos 400m livres e vencedora da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, Pequim e Londres), Alistair Brownlee (triatleta do Reino Unido).

O Pilates é uma grande ferramenta para atletas olímpicos, pois ajuda na melhora das suas especialidades e, acima de tudo, serve para reduzir o risco de lesões.

 

 

Artigo traduzido e adaptado pela redação da Revista +Q Pilates. Conteúdo gentilmente cedido pela Polestar Pilates Espanha.
Saiba mais em: http://migre.me/uIoBJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.