Pilates para além das aulas

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por Henrique Chierighini

“A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.” Joseph Pilates

​            Joseph Pilates criou uma diversidade de exercícios que, por si só, já são uma meta a almejar. Ao realizar um movimento com destreza e precisão nas aulas de Pilates, o “impossível” cede lugar a uma agradável sensação de vitória. Além dessa sensação, o conteúdo da aula ainda deverá permanecer na prática das atividades diárias mais comuns do aluno, a fim de melhorar a sua performance durante a execução dos movimentos mais triviais.

​            Este objetivo vale para qualquer perfil de aluno, desde aquele que quer conseguir assistir a uma sessão de cinema sem dor até aquele que deseja aperfeiçoar o seu desempenho como atleta. Portanto, a prioridade para direcionar um exercício específico com um objetivo definido é conhecer as atividades desempenhadas pelo aluno em seu cotidiano, considerando inclusive as suas atividades de lazer. Aqui, a relação de comprometimento entre professor e aluno é fundamental.

​            Se o aluno trabalha a maior parte do tempo sentado, por exemplo, devemos inserir movimentos compensatórios e  aprimorar a sua consciência corporal ao permanecer sentado, para que a aula de Pilates traga algo de funcional para o seu dia a dia. Assim, a atividade será ainda mais prazerosa e motivante. Dessa maneira, é notório que as aulas fazem muito mais sentido se, aluno e professor, comprometidos com o objetivo final, alinham a sua dedicação e esforço para obter os resultados almejados. Daí a importância de conhecer a rotina do aluno.

​            Para que os exercícios possam ser aplicados no dia a dia e comecem a ser mais automáticos em consequência da ampliação da consciência corporal, é interessante estabelecer uma meta a curto e a longo prazo, para que o aluno possa acompanhar a sua evolução e, assim, estabelecer novas metas. É importante lembrar que objetivos ligados à estética corporal também serão atingidos, mas é recomendável que se defina uma meta que realmente cause a sensação de superação, pois o aluno comprometido com sua evolução, certamente combinará fatores como boa nutrição, descanso, lazer, entre outros. E, certamente, os resultados serão satisfatórios.

​            O praticante de Pilates, portanto, ao longo do seu processo de evolução, irá sentir que novos caminhos vão sendo criados e que o Pilates – para além das aulas – irá regular suas ações perante os desafios diários, prevenindo lesões e trazendo uma notável melhora em sua qualidade de vida.

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