Entrevista: Pilates para Crianças

1364

Educadora Física, Carla Pyrrho, fala sobre o seu workshop destinado a apresentar o ambiente de movimento para crianças. Conheça um pouquinho sobre o projeto “Pilates Kids” e depois conte pra gente o que achou!

+Q: Quem é Carla Pyrrho?
Carla: Sou Educadora da Physio Pilates/Polestar Brasil, Educadora Física, Graduada em Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco desde Setembro de 2005. Fiz minha formação em Pilates, pela Physio Pilates, em 2006. De lá pra cá venho desenvolvendo estudos na área de Educação do Movimento, no qual declaro ser uma paixão bastante antiga. Quando criança minha mãe me levava para o trabalho dela diariamente, pois não tinha com quem me deixar em casa, ela era professora de ensino fundamental em uma escola pública no município de Olinda/PE. Eu adorava assistir todas as aulas, de diversos professores, em especial as aulas de Educação Física. Foi aí que me encantei pela EDUCAÇÃO de uma forma geral. Fiz magistério no segundo grau, passei por vários estágios, em diversas escolas, tive contato com crianças de diversas faixas etárias e, de diversas situações econômicas, foram muitos desafios, muitos encantos e desencantos também, pois a realidade da educação no nosso país não é fácil, sabemos disso. Finalizando essa etapa, segui para a Graduação em Educação Física na UFPE, onde aumentou minha paixão pela Educação do Movimento. Li por diversas vezes a literatura de Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia), por quem sou encantada. Também abordagens sobre Desenvolvimento e Crescimento Humano, Psicologia do Esporte, Psicomotricidade Humana, enfim, todo conteúdo pertencente ao currículo da graduação. Me especializei em Fisiologia do Exercício. E hoje, dedico meus estudos e pesquisas a obra de Joseph Pilates, PMA e todo riquíssimo conteúdo da Polestar, no qual busco apropriação contínua.

+Q: Qual foi seu objetivo ao criar um modelo de aula destinando Pilates para crianças?
Carla: Desenvolver o princípio da autonomia do movimento nas crianças, com base nos princípios de Joseph Pilates e nos princípios de Polestar Education. Repassar a Filosofia de Integração de corpo, mente e espírito que Joseph Pilates tando defendia.

+Q: Como funciona? São aulas, cursos ou workshops?
Carla: No momento, saindo do forno, tenho formatado um Workshop com duração de 2h e 4h. Considerando o tema amplo, e muito rico, com muitas nuances, temos material para explorar uma carga horária de no mínimo 16h. Mas, para o pontapé inicial, estamos levando o WS Pilates Kids: Diversão em Movimento, de primeiríssima mão, para o Physio Pilates On Tour de São Paulo, que acontecerá no dia 28 de Outubro.

+Q: O que você vê de diferencial nesse modelo?
Carla: A formação do indivíduo em sua integridade, num processo educativo baseado no movimento como forma de expressão humana, em meio a essa busca desenfreada pelo ter e não do ser.

+Q: Como as crianças respondem a atividade?
Carla: Brilhantemente, é lindo de ver como elas se movem, cada uma com sua forma, sua estética, sua criação, fantasia e intuição.

+Q: O que você diria a pessoas que querem trabalhar o Pilates com o público infantil?
Carla: Que é maravilhoso, que a gente aprende muito com as crianças, inclusive sobre movimento, e pelo movimento. Mas que é preciso estar aberto as possíveis trocas, a imprevisibilidade e a plasticidade dessa turminha linda.

Fotos: Deyse Aragão Rangel

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.