Poluição do ar afeta saúde

631

O ar das grandes cidades pode piorar a qualidade de vida das pessoas. A poluição atmosférica muda o azul do céu, deixando o cenário cinza e assustador. Em São Paulo, a maior do país, é possível ver com clareza por que a população sofre tanto com o ar que respira. São inúmeros carros circulando pela metrópole e a fumaça que sai dos automóveis faz muito mal à saúde.

“A frota dos veículos automotores circulando diariamente está entre 6 milhões e 7 milhões, produzindo uma grande quantidade de materiais particulados e monóxido de carbono”, explica Raul Santos de Oliveira, fisiologista especializado em poluição do ar. Para ele, não só os carros são culpados do problema, mas as indústrias também.

O tempo seco associado à poluição do ar aumenta o risco de doenças respiratórias. Asma, rinite e alergias podem ser desencadeadas. Opneumologista Ciro Kirchenchtejn afirma que o ar seco provoca lesões na mucosa, mas é o sol que aumenta os efeitos negativos da poluição. “Ele pode aumentar a produção de ozônio, porque o escapamento do automóvel elimina substâncias radicais livres e com a presença da luz solar você pode produzir mais ozônio, que pode provocar crises de asma, de rinite, de conjuntivite”, explica Kirchenchtejn.

Segundo estudos do laboratório de poluição atmosférica da USP, em dias de alta contaminação do ar, o risco em São Paulo de morte por doenças respiratórias e cardiovasculares aumenta em 12 a 17%. As internações, em até 60%. E as pessoas mais atingidas são idosos e crianças. Entre 10 e 12 pessoas morrem diariamente em decorrência da poluição. Segundo os pesquisadores, um em cada 20 enfartes é causado pela poluição. Mas isso não é tudo. A poluição está relacionada com a saúde reprodutiva.

Segundo Chin Na Lin, pneumologista especializado em poluição do ar, o problema pode afetar a criança dentro do útero da mãe, provocando baixo peso ao nascer e ainda aumentar a mortalidade dessa população até 28 dias de vida. “Além disso, tem estudos que evidenciam a piora da qualidade dos espermatozoides dos homens que moram em grandes cidades onde tem grande poluição do ar”, afirma o especialista.

Morar em cidades grandes, muitas vezes, não é uma opção. E sim, uma necessidade. Neste caso, evite fazer exercícios físicos perto de avenidas e ruas movimentadas. Mantenha seu ambiente de rotina livre de poeira e, se for o caso, umidifique o local.

Fonte: www.minhavida.com.br

Deixe um comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.