Pré e pós parto com Pilates

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A gerente de pós-graduação e educação da Polestar, Andreina Santaella, da PMA-CPT, compartilha sua visão e experiência como mãe e professora de Pilates.

O corpo de uma mulher grávida passa por muitas mudanças que podem gerar alguma dor e desconforto. Felizmente, existem exercícios que podem ajudar a resolver esses problemas. A prática do Pilates é uma opção! Dando a uma futura mãe a oportunidade de praticar o método, a ajudará a concentrar-se nas alegrias de se tornar uma mãe, reduzindo os desconfortos da gravidez.

Fazer o tipo certo de exercício durante a gravidez pode melhorar significativamente a maneira como você se sente, pode ser muito benéfico para o parto e ajudá-la a entrar em forma mais rapidamente após o nascimento do bebê.

Treinamento de respiração

O que diferencia o Pilates de outros tipos de exercício é que seus benefícios vão além do condicionamento físico. Pilates ensina como controlar sua respiração, o que promove uma sensação de paz com seu corpo e mente.

Se você está grávida e pensando em iniciar uma rotina de exercícios, considere experimentar o Pilates. Se alguém que você conhece está grávida ou acabou de dar à luz, incentive-o a tentar uma aula de Pilates.

Sequência Respiratória de Andreina

BreathingBelly Breathing (Respiração do Ventre)

Com as mãos no abdômen, inspire e sinta o abdômen se expandir para as mãos. Expire e sinta seu abdômen estreito. Continue a aumentar o volume da sua respiração a cada repetição. Veja se consegue absorver mais e expelir mais ar.

 

chest-breathingChest Breathing (Respiração No Peito)

Com uma mão no seu esterno e uma das mãos entre as omoplatas, inspire na parte superior do tronco. Sinta o esterno na mão da frente enquanto as costelas superiores se expandem para a mão de trás. Observe se é mais fácil para você respirar na frente ou nas costas.

 

Ribcage Breathing (Respiração da caixa torácica)

Com as mãos em cada lado da caixa torácica, inspire e expanda suas costelas em suas mãos, expire e use as mãos para ajudar a expelir o ar, estreitando sua caixa torácica. Tente aumentar a excursão da sua caixa torácica do ponto mais estreito para o ponto mais expandido.

Força e Alinhamento

As mulheres relatam dor nas costas quando carregam uma criança. A principal razão para isso é devido à má postura e estresse imposto na coluna vertebral e músculos das costas. O Pilates ajuda a fortalecer os músculos do core e das costas, distribuindo o peso extra da gravidez através de toda a coluna.

Sequência de Força de Andreina

Dead BugDead Bug

com parte superior do corpo apoiada

 

 

 

estiramento-de-perna-unicaSingle Leg Stretch

sentado ereto

 

 

 

 

Quadrúpede

Leg Reaches (Perna atinge)

 

 

 

 

 

Arm Reaches Arm Reaches (Braço alcança)

 

 

 

 

 

Combination arm and leg reaches (Braço e perna combinados).

 

 

 

 

Pilates e o assoalho pélvico

A gravidez provoca um aumento na pressão nos músculos do assoalho pélvico. Isto é devido a alterações hormonais e ao aumento do peso do seu bebê em crescimento. O Pilates oferece uma abordagem integral à saúde e ao bem-estar. Para as mulheres que estão grávidas, uma das vantagens da prática do Pilates é a força, a eficiência e o controle do assoalho pélvico. Ter um assoalho pélvico integrado e forte pode auxiliar durante o trabalho de parto, além de ajudar a prevenir a incontinência urinária mais tarde. Os exercícios a seguir criam a quantidade certa de carga para criar a ativação espontânea do assoalho pélvico, enquanto alongam os flexores do quadril, que classicamente ficam apertados e restritos durante a gravidez.

Thighreversão-de-expansão-no-peito Stretch

Mat Variation

Trabalhe no sentido de abrir as frentes dos quadris enquanto desliza os ossos para o chão enquanto você flutua para cima.

Se o alcance for muito profundo, você pode colocar um apoio ou travesseiro nos tornozelos para reduzir o alcance.

 

Chest Expansion ReverseChest Expansion Reverse

Esta versão de um clássico de Pilates usa pesos de mão para aumentar a carga no assoalho pélvico. Ele também cria um puxão para o chão que ajuda a abrir os ossos da clavícula e ombro superior.

 

 

Nós queremos ouvir de você! Tente esses movimentos em casa ou com suas clientes grávidas e conta pra gente!

Fonte: Blog Polestar

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