SHELLY POWER responde 7 PERGUNTAS SOBRE RESPIRAÇÃO

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Texto: Blog Polestar
Tradução: Revista +Q Pilates

Quando algo é muito natural, é frequentemente comparado à respiração; uma confiança implícita em um processo inconsciente. 17 000 respirações por dia são tão naturais quanto vem. É por isso que você ficará surpreso ao saber que há melhores técnicas de respiração do que a respiração normal que Pilates encoraja. Nós nos sentamos com a Diretora de Curriculum da Polestar, Shelly Power, para fazer o registro direto sobre respirar no Pilates. Há muitas maneiras pelas quais a respiração é útil e integral para o movimento.

  1. Geralmente, como a respiração adequada ajuda Pilates?

A “respiração adequada” é uma expressão tão engraçada – como se houvesse bom e mau respirador. Nós brincamos que a maioria dos “respiradores ruins” estão mortos. Sério, porém, o principal a lembrar é respirar. Joseph Pilates é frequentemente citado dizendo “respirar no ar e no ar”. Isso é um ótimo conselho. O que Pilates traz é consciência e controle da respiração. Os alunos muitas vezes me perguntam “qual é o caminho certo para respirar?” “Eu deveria estar inalando ou exalando?” O que eu realmente quero dizer é “sim”. No primeiro suspiro, no entanto, é mais confortável. Como professora, observo o que vem natural e decido quando posso usar a respiração de maneira diferente para ajudar ou desafiar o aluno. Às vezes, nós usamos a respiração para ajudar o corpo a se mover e às vezes usamos isso para ajudar o corpo a permanecer estável. E às vezes nos movemos para nos ajudar a respirar. Assim, a respiração realmente depende do que você deseja. Há uma citação de Blandine Calais-Germain sobre a espontaneidade: “Isto, em algumas atividades (mesmo muito complexas), pode haver um treinamento total de falta de respiração porque” apenas a respiração espontânea harmonizará bem com o movimento “.

  1. Existe uma certa “intensidade de respiração” em todos os movimentos de Pilates? Como um instrutor pode indicar a quantidade adequada?

Em Polestar gostamos da intensidade da respiração para combinar a intensidade do movimento. Você não respira da mesma maneira que anda como você faz quando está correndo. É o mesmo no Pilates. Certos movimentos exigem uma respiração mais forte, alguns exigem algo mais suave. Muitas vezes, depende do seu resultado desejado. O estilo atual de respiração faz o movimento melhor ou está ficando no caminho? Se o aluno é distraído por muito foco na respiração, deixe-o ir e apenas deixe-os respirar confortavelmente. Eventualmente, devemos realmente poder mudar os padrões de respiração com facilidade.

  1. Quais exercícios de Pilates estão intimamente relacionados com o controle da respiração?

O exercício de respiração mais conhecido de Pilates é O 100. Ele consiste em respirar por 5 contagens e, em seguida, 5 contagens 10 vezes, mantendo o tronco em uma posição enrolada com as pernas estendidas. É um exercício desafiador, para dizer o mínimo. Há outros, mas este é o que todos conhecem.

  1. Por que um foco demais na respiração é negativo?

Concentrar-se no momento exato quando vai inalar e expirar geralmente entra no caminho do movimento que está sendo executado. Especialmente quando um aluno é novo para Pilates. Fazer com que os alunos respiram confortavelmente às vezes é uma abordagem melhor, em primeiro lugar, para não dominá-los. Muito ou pouco de nada não é excelente. Encontre um meio feliz até que o aluno possa coordenar o movimento e a respiração.

  1. respiração para Pilates pode ser aplicada a outras disciplinas de movimento (exercícios de alta intensidade / meditação)? 

Os movimentos de Pilates ajudam a criar mobilidade em todo o corpo, o que é crucial para uma troca de ar boa e eficiente. Durante exercícios de alta intensidade, há muito ar que é trocado. Quanto melhores nossas funções de costelas, espinha, cintura escapular e tronco funcionam, mais fácil é respirar. Por outro lado, a respiração em repouso deve ser eficiente e deve realmente apenas usar o diafragma, o músculo primário na respiração. Não há necessidade de usar muitos outros músculos.

  1. Pode melhorar as funções diárias em torno da respiração ou do movimento?

Absolutamente. Praticar diferentes estilos de respiração pode ajudar a melhorar a mobilidade no tórax e fortalecer os músculos associados à respiração. Se o nosso tronco é rígido, torna difícil expandir as costelas ao inalar e estreitar as costelas ao expirar. O último é frequentemente associado a pessoas obesas, mulheres que acabaram de parir e, além das alterações no tecido pulmonar, DPOC. Muitas vezes, eles não têm mobilidade e força para fechar a caixa torácica e espremer o ar dos pulmões. Muitos movimentos de Pilates podem ajudar a restaurar uma melhor função.

  1. Quais são as consequências de maus hábitos respiratórios?

Uma das maiores consequências de maus hábitos de respiração é a falta de energia. O primeiro objetivo da respiração é a troca de gás – para livrar o corpo de CO² (gás carbônico) e pegar o O² (oxigênio). Além das necessidades fisiológicas, também melhoramos a postura com melhores técnicas de respiração e podemos mudar nosso humor ou estado com estilos de respiração mais enérgicos ou silenciosos. Longas e lentas respirações podem nos levar a um estado mais calmo. Este é muitas vezes o objetivo das técnicas de meditação e relaxamento. Uma respiração mais vigorosa nos dá energia e pode nos tornar mais conscientes e alertas.

A respiração deve ser natural e espontânea. Shelly e Brent mergulharam profundamente em seus vídeos sobre a respiração diafragmática. É sempre bom dar um passo atrás e reavaliar o básico, mesmo que você sinta que o dominou há séculos.

 

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