Sucos engordam ou ajudam a emagrecer? Desvende seis mitos e verdades sobre o tema

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Especialistas tiram as maiores dúvidas sobre o consumo durante o emagrecimento

Enquanto alguns sucos são vistos como aliados do emagrecimento, outros saem como vilões da dieta, o que pode causar muitas dúvidas na hora de optar ou não por aquele copo refrescante no verão. Para você apostar sem medo, descubra os maiores mitos e verdades sobre o tema, e faça a escolha certa.

O açúcar da fruta e o refinado são similares

MITO. Apesar da fruta conter açúcar, ele é diferente do que você usa para adoçar alimentos, e traz mais benefícios. “Eles não tem similaridade pois são moléculas diferentes, um é frutose e o outro é sacarose. O pico de glicemia é diferente, e o da fruta contém antioxidantes e fibras, que o outro não possui”, explica a nutricionista Mariana Frank.

Mesmo sendo mais saudável, ele também pode representar perigo para portadores de doenças em que o açúcar é prejudicial, como diabetes. “um diabético vai ter o açúcar alterado ao beber um suco, então tem que tomar cuidado com horários e quantidades. Ele deve conversar com o médico para saber o tipo certo de fruta e quando consumir”, alerta.

Suco de frutas engorda

VERDADE. Como qualquer outro alimento, o suco possui calorias, e dependendo das frutas esse número pode ser elevado. “a fruta também tem seu valor calórico, e se ingerir muito em um único dia você poderá exagerar na quantidade calórica permitida na sua dieta. Um exemplo, se eu como uma laranja estou ingerindo uma única porção de fruta, mas se faço um suco com quatro ou cinco laranjas, estou aumentando a porção e as calorias”, aponta a nutricionista Liliam Teixeira Francisco.

Uma boa alternativa, de acordo com Mariana, é aumentar a quantidade de fibras. “Quando a bebida não tem uma fibra junto, como chia, linhaça ou aveia, você pode ter picos de açúcar e engordar a longo prazo”, completa.

Existe uma quantidade máxima recomendada por dia

VERDADE. Apesar de poder variar, existe sim um limite diário de sucos, que seria o mesmo da fruta consumida ao natural. “O ideal seria ingerir de três a quatro porções de fruta por dia, independentemente da forma escolhida”, indica Liliam.

Suco verde ajuda a emagrecer

VERDADE. O suco verde virou queridinho da alimentação saudável e pode ser uma boa pedida no controle do peso, mesmo que indiretamente. “Um copo tem grandes quantidades de nutrientes e isso te faz nutrir as células para que elas entrem em equilíbrio e consigam queimar gordura. Além disso, ajudam na desintoxicação do fígado para que ele elimine toxinas corretamente”, revela Mariana.

Vale lembrar que o bom funcionamento de fígado e intestino é essencial para quem pretende perder peso, por isso é interessante apostar, como conta Liliam: “As fibras têm esse papel de ajudar no transito intestinal, e o primeiro passo de qualquer tratamento nutricional é do intestino. precisamos dessa desintoxicação para que ele consiga absorver melhor os nutrientes para o organismo, mas também podemos comer esses itens separadamente”.

Comer a fruta traz mais benefícios do que beber suco

MITO. Embora seja mais fácil de controlar o tamanho da porção e ela tenha mais fibras, comer não é necessariamente melhor. “O suco de fruta natural preparado na hora terá sim o mesmo benefício do que a fruta. O que não vale a pena é apostar nos industrializados”, explica Liliam. Entretanto, é preciso ter em mente que os sucos não são iguais aos refrescos, que são coados e recebem o acréscimo de água e açúcar. Para ter os mesmos benefícios da fruta é preciso que ela seja preparada com pouca água e preservando a casca e os gomos, sem coar.

Sucos de limão, abacaxi, maracujá e acerola ajudam a emagrecer

MITO. Essas opções ácidas podem sim te ajudar a controlar o peso, mas isso não acontece de maneira direta e colocá-los na dieta não é garantia de emagrecimento. “Como são alimentos alcalinos eles mantém o pH do sangue, que indiretamente vai ajudar no equilíbrio do corpo e a emagrecer. mas dizer que eles emagrecem é um erro e isso não acontece diretamente, é uma ação conjunta”, adverte Mariana.

Por outro lado, eles possuem menos açúcar natural, e vem com nutrientes importantes. Portanto, vale a pena escolher um deles no lugar daquele suco de açaí ou de morango. “os sucos que possuem menor quantidade de frutose são o de limão, caju e maracujá, então é menos açúcar. O abacaxi possui uma enzima digestiva chamada bromalina, então tem função importante no organismo. Já a acerola é rica em vitamina C, importantíssima para a defesa do corpo”, diz Liliam.

 

Fonte: www.daquidali.com.br

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