Trabalhando os pés no ambiente Pilates – parte 2

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Por: Thais Baião

Na primeira parte do artigo falamos sobre a parte teórica
E agora vamos a prática:
1) Massageia os pés com as mãos fazendo pressão com os dedos na planta dos pés. Realize também movimentos rotacionais entre pé e antepé.

 

 

 

 

 

 

 

2) Massageia a planta dos pé com bolinhas.


Esse exercício é ótimo para relaxar a fáscia plantar. Passe a bolinha por toda a região plantar, podendo dar mais ênfase a pontos mais dolorosos.

 

 

 

 

 

 

3) Mobilização dos tornozelos e ante pé com Textured Franklin Ball (Eric Franklin)

Mantenha o calcanhar no chão e passe a bolinha de um lado para o outro mobilizando o antepé.
Repita o mesmo com a bolinha no calcanhar, mantendo os metatarsos no chão.

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Suspendendo a bolinha

Aqui o desafio e conseguir suspender a bolinha do chão segurando com os dedos e o pé. Ótimo para ativar os músculos intrínsecos e extrínsecos do pé.

 

 

 

 

 

 

5) As 4 sessões do pé (por Lolita San Miguel)



Mobilize os pés e tornozelos passando por dorsiflexão (flex), flexão plantar com dedos extendidos (meia ponta), planti flexão (ponta),meia ponta e flexão.

6) Círculos de tornozelos

 

 

 

 

 

 

Circule os tornozelos nas duas direções. Gosto de pedir para imaginar que os pés são colheres mexendo dentro de uma panela de brigadeiro no ponto, onde a gente tem que passar em todos os cantinhos dessa panela. Este exercício é excelente para dar mobilidade aos tornozelos e alongar os ligamentos laterais

 

 

 

7) Ativação dos arcos plantares

Com o polegar os com os dedos da mão no arco plantar, mantenha os dedos dos pés no chão e erga o arco plantar e relaxe.

 

 

8) Mobilização de tornozelo contra resistência com faixa elástica



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhar os movimentos de plantiflexão, dorsiflexão, inversão e eversão dos pés contra a resistência é ótimo para fortalecer a área do tornozelo tornando-a mais estável e equilibrada.

 

9) Trabalhando com o Joe’s Toe Gizmo

 

 

 

 

 

 

O Joe´s toe gizmo funciona com uma resistência de mola entre as duas alças de couro, na falta dele podemos usar um elástico (tipo esses de prender cabelo). Estimular a abertura dos dedos, abrindo os metatarsos é um excelente exercício pra previnir e/ou tratar de joanetes. Pode ser usado tanto preso aos halux, quanto no trabalho dedo a dedo. E ainda ser usado durante alguns exercícios nos equipamentos também, como no Double Leg pump, ou ainda no footwork no reformer, ou no feet in straps…

 

 

 

 

 

 

 

Não deixem de cuidar dos seus pés, são eles que te levarão em suas caminhadas.

Sejam pés brancos, amarelos ou negros
São sempre pés dignos de sua caminhada!
Dos pés bem calçados aos descalços
Deviam ser pés bem tratados,
Muito bem conservados.
Pés descalços que falam por si!
Fazem realçar em plástico moldado,
Por atilhos, tiras entre dedos
Bem se livram de enredos
Caminhando o dia inteiro
Por serem pés iluminados!
Livres! Pés de mensageiro!
Com sua imagem de pobreza
Vingam outros em riqueza!
Fortes e fracos mas, são afirmados!
Ainda hoje co-habitam entre nós
Pés descalços que falam por si!

Pinhal – 8/10/05

Thais Marinho Baião

Fisioterapeuta, pós-Graduada em Biomecânica. Instrutora de Pilates certificada em Pilates for Rehabilitation pela Polestar Pilates – Physio Pilates em 2010 e também certificada em Pilates Reformer pela Polestar Pilates – Physio Pilates (2013).

Em 2013 concluiu o The Lolita San Miguel Pilates Master Mentor Program na Florida – EUA, recebendo o titulo de discípula de Lolita San Miguel, Second Generation Pilates Teacher e Lolita San Miguel Pilates Master. Instrutora de Pilates certificada pela PMA (pilates method alliance) desde 2013.

Atualmente é diretora e professora de Pilates do Thais Baião Studio de Pilates em Niterói/RJ e mentora da Physio Pilates – Polestar.

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